DestaqueEstelionatoMato GrossoPolíciaVila Rica

Vila Rica- Polícia Civil recupera mais 29 cabeças de bovinos oriundas de golpe de estelionato 2w3f3t

O dono da fazenda onde foi encontrado o gado foi preso em flagrante; outras 24 cabeças já tinham sido localizadas na mesma propriedade 5g336b

Mais 29 cabeças de gado bovino foram localizadas pela Polícia Civil de Vila Rica durante investigação para apurar um golpe de estelionato praticado por um suspeito contra pecuaristas do município. 27r17

O gado foi encontrado neste sábado (29/01/22), na mesma propriedade onde os policiais civis localizaram na quinta-feira outros 24 bezerros. O dono da fazenda, de 33 anos, é primo do suspeito de aplicar o golpe na compra e venda de gado.

De acordo com o delegado José Ramon Leite, o receptador negou em depoimento que tivesse mais cabeças de gado em sua propriedade, contudo, os policiais encontraram os 29 bezerros no local, neste sábado. O dono da fazenda foi preso em flagrante.

‘’Conforme as investigações  avançam, estamos descobrindo outros elementos do golpe e com a localização de um terço do gado que foi negociado por esse golpista, uma das linhas investigativas que temos é de que o dono da fazenda onde foram encontradas essas 53 cabeças pode, em tese, ser um partícipe do esquema’’, explicou o delegado.

A diligência realizada na fazenda neste sábado contou com apoio da Polícia Militar do município.

 

 

Golpe

As investigações pela Delegacia de Vila Rica iniciaram após o registro de 12 boletins de ocorrências de vítimas lesadas com os golpes na compra e venda de 152 cabeças de gado bovino, que causou um prejuízo estimado de meio milhão de reais. Na semana ada, o suspeito de aplicar os golpes se desfez dos bens na cidade, não teve mais contato com os credores e sumiu.

Segundo a apuração da Polícia Civil, os crimes foram praticados por um homem, que desde o último trimestre de 2021 iniciou uma intensa movimentação de compra e venda de gado na região. Para ganhar a confiança dos pecuaristas, ele pagava parte do gado comercializado em dinheiro e o restante era negociado com cheques pré-datados.

Contudo, quando chegava a data de descontar os cheques, os pecuaristas descobriram que não tinha fundo ou que havia sido sustado, quando o golpista dava um novo cheque, que também retornava por falta de provisão financeira. Quando atuava na venda do gado, o modo dele de agir era vendendo o mesmo gado para pessoas diferentes ou, às vezes, para a mesma pessoa.

Em relação ao primeiro lote de gado recuperado, o suspeito havia vendido para um primeiro comprador que pagou o valor de R$ 43 mil pelos animais que, inclusive, foram marcados com a marca do comprador. Porém, o suspeito foi criando desculpas para fazer a entrega e nesse intervalo realizou a venda dos mesmos animais para uma terceira pessoa.

A equipe do Indea-MT aplicou os autos de infrações istrativas em relação à ausência de nota fiscal na comercialização de gado e da Guia de Trânsito Animal, uma vez que cada cabeça fora do que está registrado no órgão, ou qualquer outra irregularidade pode geral uma multa de R$ 300 por animal.

Segundo o delegado José Ramon, a origem ilícita dos animais era totalmente previsível, em especial para o receptador, que não era uma pessoa leiga, e estava acostumado com o comércio de gado.

“Estava clara a origem ilícita do gado, uma vez que já estava com a marca de outrem, e o segundo comprador não exigiu a nota fiscal e nem a Guia de Trânsito Animal, documentos necessários nesse tipo de transação”, explicou.

O delegado acredita que outras pessoas, que não registraram boletim de ocorrência, também possam ter sido vítimas dos golpes. As diligências seguem em andamento para localizar o autor dos golpes, assim como para recuperar outras cabeças de gado desviadas nas transações.

 

Assessoria/Polícia Civil-MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Homem que matou a esposa em Ribeirão Cascalheira é preso no interior do Pará

    Homem que matou a esposa em Ribeirão Cascalheira é preso no interior do Pará v4p1r

  • Photo of Fazer auto escola para tirar carteira de habilitação pode não ser mais obrigatório

    Fazer auto escola para tirar carteira de habilitação pode não ser mais obrigatório 675m4w

  • Photo of Querência realizou mais um concurso público com grande número de participantes

    Querência realizou mais um concurso público com grande número de participantes 484r4z

  • Photo of QUERÊNCIA- Mulher é morta no dia das Mães  no assentamento Pingo D’água

    QUERÊNCIA- Mulher é morta no dia das Mães no assentamento Pingo D’água 572a35

  • Photo of Mais um bandido de ataque em Confresa morre em confronto com forças de segurança

    Mais um bandido de ataque em Confresa morre em confronto com forças de segurança 6b1e2

  • Photo of Inscrições do processo seletivo para estágio no Poder Judiciário iniciaram nesta quarta-feira

    Inscrições do processo seletivo para estágio no Poder Judiciário iniciaram nesta quarta-feira 52601p

  • Photo of Menina de 13 anos é estuprada após ser “oferecida” por mãe e padrasto

    Menina de 13 anos é estuprada após ser “oferecida” por mãe e padrasto 693h4r

  • Photo of Homem é preso pela Polícia Civil por tentativa de feminicídio

    Homem é preso pela Polícia Civil por tentativa de feminicídio 2226e

  • Photo of Mato Grosso pela primeira vez na história, produção de milho deve superar a de soja

    Mato Grosso pela primeira vez na história, produção de milho deve superar a de soja 1f161u

  • Photo of Cocalinho – Suspeito é preso pela PM por Violência Doméstica, Ameaça e Posse Irregular de Arma de Fogo

    Cocalinho – Suspeito é preso pela PM por Violência Doméstica, Ameaça e Posse Irregular de Arma de Fogo 4a2z67

Botão Voltar ao topo
Správné využití pračky v domácnosti

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios