O último dia útil desta semana será de risco para o registro de descargas elétricas em três estados do Norte do Brasil: Amapá, Pará e Roraima. De acordo com o boletim divulgado pela Climatempo, a previsão é que a chuva apareça em determinadas áreas do país, com outras contando com nebulosidade e geada. 1u5h1z
Descargas elétricas, geada e nebulosidade 4lr7
Confira, abaixo, o resumo com as condições climáticas para cada uma das cinco regiões geográficas do país. Os dados são da Climatempo para esta sexta-feira (19).
-
Sul 5m304d
A massa de ar frio de origem polar avança para o Rio Grande do Sul, declinando mais ainda as temperaturas. Com isso, o amanhecer deve ser gelado em todo o estado, com possibilidade de precipitação invernal no começo da madrugada na serra gaúcha e catarinense, mas o tempo abre rápido e já fica com condições para formação de geada ampla no território gaúcho, ficando de fora apenas o leste e o litoral norte gaúcho.
Há previsão de geada também em Santa Catarina (menos na faixa leste) e no Paraná (exceto na faixa leste e no norte do estado).
-
Sudeste 4i2342
Há previsão de chuva para áreas como Baixada Santista, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba. Também pode chover em todo o estado do Rio do Janeiro, na Grande Belo Horizonte (MG), leste e sudeste mineiro e no Espírito Santo.
Já no sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e nas demais áreas paulistas pode garoar pela manhã. Porém, a partir da tarde o tempo fica firme.
-
Centro-Oeste 4t1m3p
O tempo fica firme em todo o território sul-mato-grossense, no Distrito Federal, em Goiás e na maior parte de Mato Grosso.
As temperaturas declinam e há possibilidade de formação de geada no sul de Mato Grosso do Sul, como em Ponta Porã, por exemplo. No noroeste do Mato Grosso pode chover em vários momentos do dia, intercalando com aberturas de sol.
-
Nordeste t2p36
O tempo firme predomina em grande parte da região. As temperaturas são elevadas e os índices de umidade relativa do ar (UR) são baixos nas horas mais quentes do dia.
Do litoral desde a Bahia até o Rio Grande do Norte a circulação aumenta a nebulosidade. Com isso, a ocorrência de chuva não é descartada nessa faixa nordestina.
-
Norte 6e6i12
Chove em praticamente toda a região, com volumes significativos no centro do Amazonas. Há, ainda, o risco de descargas elétricas no Pará, em Roraima e no Amapá.
O tempo firme predomina em todo o Tocantins e sul de Rondônia. A temperatura começa a diminuir na região.