DestaqueGoiásMato GrossoNotíciasPolíciaSão Paulo

Ribeirão Cascalheira: Investigações da PC apontam que fraudes estão ligadas à uma rede de favorecimento envolvendo familiares e associados 2q1i39

Polícia Civil cumpre 12 mandados contra grupo investigado por fraudes em concursos em MT, GO e SP 32354p

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (27/05/25), a Operação Ludificatum, para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão contra investigados envolvidos em fraudes em concursos públicos realizados em diversos estado do país. 5j1d4s

A ação, coordenada pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira, ocorre nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

As investigações apontam que duas empresas, pertencentes a familiares, organizaram concursos públicos com suspeita de fraudes em diversos municípios do país, com diversas irregularidades que comprometem a lisura dos processos.

Nos endereços físicos cadastrados nos sites e registros oficiais das empresas investigadas funcionam outras empresas, o que reforça questionamento sobre o processo de elaboração, impressão e correção das provas.

Os documentos e depoimentos mostram que, por vezes, a contratação dessas empresas está ligada a uma rede de favorecimento envolvendo familiares e associados, o que pode caracterizar a manipulação de concursos e prejudicar candidatos que participaram de forma legítima. Também foi constatado que muitas questões das provas eram idênticas entre as duas empresas, indicando o compartilhamento de banco de dados.

A investigação teve origem em denúncia formalizada pela Unidade de Controle Interno do Município de Ribeirão Cascalheira, que apontou irregularidades no concurso público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura local, incluindo suspeitas sobre o processo licitatório, curto prazo para execução do concurso violando disposição legal, contratação via dispensa de licitação e favorecimento na aprovação de diversos candidatos ligados ao poder público municipal.

Entre os casos investigados, destaca-se um boletim de ocorrência de 2020 em Caiapônia (GO), onde uma empresa teria tentado coagir concorrentes da licitação oferecendo dinheiro para desistência, e outro registro em 2021 em Gaúcha do Norte (MT), em que houve confusão na aplicação do concurso para auditor interno, gerando dúvidas sobre a validade do certame.

Em Jaciara, a suspeita de fraude foi identificada no processo licitatório para contratação de empresa organizadora, indicando direcionamento do certame para uma das empresas envolvidas, ambas pertencentes a parentes.

Segundo o delegado de Ribeirão Cascalheira, Diogo Jobane Neto, responsável pelas investigações, a ausência de garantias mínimas de segurança digital, somadas às falhas na contratação e execução do concurso reforçaram a necessidade de diligências para esclarecer a extensão das irregularidades e possíveis fraudes.

 

“A falta de uma banca examinadora legítima, ausência de endereço físico, associadas a uma série de outras falhas e irregularidades, como ausência de registros de empregados, levantou dúvidas sobre a idoneidade da empresa, que não comprovou sua capacidade técnica para realizar concursos públicos e sequer informou quem seriam os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação das provas, comprometendo a confiança no processo”, disse o delegado.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Governador se opõe à aplicação do piso e chama de ‘ataque ao Pacto Federativo’

    PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Governador se opõe à aplicação do piso e chama de ‘ataque ao Pacto Federativo’ 1d2q5k

  • Photo of Ibama libera pavimentação de trecho da rodovia BR-158 em MT

    Ibama libera pavimentação de trecho da rodovia BR-158 em MT 1h5y3a

  • Photo of MÓVEIS DO ARAGUAIA  QUERÊNCIA -PRECINHO BAIXO DE VERDADE

    MÓVEIS DO ARAGUAIA QUERÊNCIA -PRECINHO BAIXO DE VERDADE 3p1o3z

  • Photo of Terceira safra já é realidade em Querência com a cultura do feijão

    Terceira safra já é realidade em Querência com a cultura do feijão 6i39i

  • Photo of QUERÊNCIA- OPERAÇÃO FIM DE ANO Tráfico/Corrupção De Menores

    QUERÊNCIA- OPERAÇÃO FIM DE ANO Tráfico/Corrupção De Menores 3g651z

  • Photo of Bebês reagem com expressões faciais a sabores de alimentos no ventre da mãe

    Bebês reagem com expressões faciais a sabores de alimentos no ventre da mãe 2x614h

  • Photo of Associados da Sicredi Araxingu votarão destinação dos Resultados de 2022

    Associados da Sicredi Araxingu votarão destinação dos Resultados de 2022 4p622b

  • Photo of Querência está entre as 100 cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

    Querência está entre as 100 cidades mais ricas do Brasil no agronegócio 4g1i2t

  • Photo of Autor de ameaças e violência psicológica contra companheira é preso pela Polícia Civil em Porto Alegre do Norte

    Autor de ameaças e violência psicológica contra companheira é preso pela Polícia Civil em Porto Alegre do Norte 21341z

  • Photo of Previsão do tempo: áreas do Sudeste e do Centro-Oeste terão chuva forte

    Previsão do tempo: áreas do Sudeste e do Centro-Oeste terão chuva forte 64143e

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios