
Na madrugada desta terça-feira (23/01/24), por volta das 01:50h, uma equipe policial militar foi solicitada por uma enfermeira plantonista do Hospital Municipal de Querência, informando sobre um rapaz de 19 anos, no bairro Morada do Sol, por estar em surto, pois ele estava sentado na calçada com uma faca apontada para o próprio pescoço dizendo que iria se matar. 505573
A equipe policial tentou a principio por meio de diálogo,acalmar e convencer o rapaz a largar a faca, porém, o mesmo estava com a ideia fixa de tirar a própria vida, segundo ele devido a problemas pessoais.
Enquanto alguns policias conversa, um outro policial foi dando a volta próximo ao rapaz, momento que equipe policial decidiu agir, o policial que estava rodeando o rapaz, percebeu uma pequena distração do mesmo e pulou ao solo segurando a mão deste jovem ,o mesmo estava com a faca, ao mesmo tempo os outros policias se juntaram tirando a faca da posse do rapaz e conseguindo imobilizá-lo.
O rapaz foi conduzido ao Hospital Municipal para aplicação de medicação para acalmá-lo, ele faz uso de remédios controlados.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete no mundo cerca de 800 mil pessoas por ano. Entretanto, esse grande problema de saúde pública pode ser prevenido por meio de ações que visem a promoção do bem estar e da saúde mental.
Caso você esteja enfrentando algum tipo de sofrimento emocional, que inclua ou não ideações suicidas, não guarde seus sentimentos para si. No Brasil temos centros e instituições gratuitos voltados à promoção de e à saúde mental e espaços de acolhida ao público em geral, como as listadas a seguir:
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde) mais próximos de sua localidade.
Em situações de urgência e emergência: UPA 24H, SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193), Pronto Socorro, Hospitais.
Centro de Valorização da Vida (CCV) (24 horas por dia/ 07 dias por semana) – Formas de contato: Ligação para o número 188. Chat da CVV pelo site https://www.cvv.org.br/chat