
O QUE É VAGINISMO ? 4h3a1p
Vaginismo é a dificuldade persistente e recorrente que a mulher tem de permitir a penetração vaginal, seja de um dedo, um absorvente interno, ou mesmo de um pênis.
Essa dificuldade existe apesar da mulher realmente querer e desejar essa penetração, seja dentro do contexto sexual como nas tentativas de relação à dois, ou fora como na própria tentativa de introduzir um simples absorvente interno e não conseguir.
Como saber se eu tenho Vaginismo?
Tipos de Vaginismo :
1) Vaginismo Primário
A mulher não tem absolutamente nada de errado com sua vagina do ponto de vista físico. A dor na penetração a acompanha desde o início da sua vida sexual, ou seja, ela nunca na vida conseguiu experimentar uma penetração vaginal sem dor.
2) Vaginismo Secundário
A mulher tinha uma vida sexual normal, sem dor na penetração vaginal, mas a partir de um determinado momento, ou a ter.
Níveis de Vaginismo :
1) Leve
Sua dificuldade é pequena, você sente uma dor discreta para iniciar a penetração vaginal, mas logo depois que entra a dor acaba e o sexo flui normalmente, sendo muitas vezes prazeroso.
2) Moderado
Sua dificuldade é grande, a relação sexual já começa com um certo nível de dor que não a, e você muitas vezes precisa pedir pra parar pois não consegue terminar o ato.
3) Severo
Sua dificuldade com a penetração vaginal é tão grande que nem um cotonete é capaz de ar pela sua vagina sem provocar dor.
Causas e Sintomas ?
Acho que deve ter ficado claro para você que o vaginismo é disparado pelo medo que a mulher tem de sentir dor na hora que tenta a penetração vaginal, seja de um dedo, um absorvente interno, ou mesmo de um pênis.
Mas o que será capaz de provocar um medo desse tamanho?
À começar pelo vaginismo primário, o que dispara o gatilho para a mulher contrair sua musculatura pélvica é o pensamento antecipatório: só de pensar na dor que pode sentir, a reação ao medo é disparada, o coração acelera, a mão fica gelada e suada, o corpo treme e se contrai. E quando tenta a penetração toda contraída, ela sente dor.
Algumas características comuns à elas são :
Extremamente ansiosas, estressadas e centralizadoras: querem resolver tudo, e de preferência, pra ontem;
São mais tímidas e reservadas quando o assunto é intimidade, tem dificuldade de se entregar ao outro;
Muitas tiveram uma educação mais repressora, por vezes religiosa, e com pouca conversa em casa sobre seu corpo e sexualidade.
E, principalmente, falta de conhecimento prático sobre a sua vagina e suas sensações.
No vaginismo secundário, como o próprio nome diz, a mulher tinha uma vida sexual normal sem dor na penetração, mas a partir de um determinado momento ou a ter. Esse tipo de vaginismo normalmente é causado por algum problema físico ou trauma psicológico, que mesmo após tratado e curado, a mulher mantém a lembrança da dor que sentia e o medo permanece fazendo com que se contraia ao tentar a penetração.
O Objetivo desse texto foi explicar um pouquinho sobre o vaginismo. Vale ressaltar que em alguns casos é necessário utilizar outras técnicas e que a ajuda de profissionais da psicologia e ginecologia sempre contribuem para o resultado do tratamento.
Espero ter ajudado na busca de informação que é sempre importante no tratamento dos sintomas. Fico à disposição para ajudar no que for preciso.
??⚕️ Paulo Ricardo
Quiropraxista _Especialista Em Coluna Vertebral.
? (66) 9 9663-1016 https://wa.me/message/BEMZJJIWRWHKM1
? (64) 9 9658-4482 https://wa.me/qr/LTUCHOJNTQMDL1
? Agende sua avaliação !