DestaqueMato GrossoPolíciaRondonópolis

Polícia Civil prende autor de bombas em supermercados e apreende artefatos explosivos em Rondonópolis 4n1z1z

Crimes causaram lesão grave em duas vítimas, além da extorsão contra a rede de supermercados 375x

2i2p2g

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu nesta quarta-feira (12/04/23), em Rondonópolis, o autor do ataque a bomba contra um supermercado da cidade, ocorrido na semana ada. Na residência do suspeito, onde as equipes policiais cumpriram mandado de busca, foram apreendidos objetos utilizados na fabricação dos artefatos explosivos, como pólvora, mecanismo eletrônico de detonação à distância, munições, motocicleta e outros objetos usados no crime.

O investigado responderá pelos crimes de extorsão qualificada (com agravamento pela lesão causada nas vítimas) e explosão.

A investigação realizada ao longo de uma semana pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, com apoio da Delegacia Regional, Delegacia de Homicídios e Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, chegou, primeiramente, na localização de um veículo que foi usado na ação delituosa. Após a identificação do proprietário do veículo, foi efetuada a representação pela busca e apreensão domiciliar, deferida pelo juízo da 2° Vara Criminal de Rondonópolis.

Extorsão e explosão

Conforme a investigação da Polícia Civil apurou, no dia 04 de abril, por volta das 8h30, o serviço de atendimento ao consumidor de uma rede de supermercados de Rondonópolis recebeu mensagens por aplicativo de uma pessoa que se dizia ser ‘membro de uma organização que efetua ações de altíssima violência’ exigindo o pagamento de R$ 300 mil em moeda virtual, tipo Bitcoin, sob pena de um ataque contra as lojas da empresa.

No mesmo dia, por volta das 18h, em uma das lojas da rede, localizada no bairro Vila Operária, houve a detonação de um artefato explosivo que causou lesão corporal grave em duas pessoas, sendo uma delas uma criança de sete anos, além de lesões em outros clientes.

Após a denotação do primeiro artefato, o autor da mensagem fez novo contato com o atendimento ao consumidor da empresa exigindo, novamente, o pagamento sob pena de um novo ataque.

 

Assim que foi acionada sobre os fatos, a equipe de investigação da Polícia Civil orientou o imediato fechamento preventivo das lojas da rede de supermercado. Em uma delas, no bairro Jardim Tropical, foi localizado um artefato explosivo. A Polícia Civil acionou as unidades especializadas – Gerência de Operações Especiais e BOPE para desarme e detonação.

As equipes especializadas atestaram que se tratava de artefato explosivo bem elaborado, com acionamento por mecanismo eletrônico de detonação à distância.

Durante as diligências investigativas, as equipes conseguiram identificar, primeiramente, o veículo usado no crime. A partir dessa informação, a Polícia Civil chegou ao proprietário do veículo.

Buscas e prisão

Nesta quarta-feira (12), as equipes da Derf cumpriram o mandado na residência do suspeito, R.M.D.O, de 33 anos, localizada no Residencial Farias. No local foram apreendidos objetos utilizados na fabricação dos artefatos explosivos, como pólvora, mecanismo eletrônico de detonação à distância, munições, além da motocicleta e outros objetos usados no crime. Todos os materiais foram encaminhados à perícia oficial da Politec para análise.

O autor é barbeiro, não possui agens policiais e confessou a autoria do crime. Conforme a apuração da Polícia Civil, ele planejou meticulosamente o crime e deu detalhes sobre a execução. A investigação apontou que, em outubro do ano ado, ele deu início ao projeto, com a compra de equipamentos para as bombas, escolha da vítima e planejamento operacional, como o estudo de câmeras de segurança e rotas de fuga.

No dia 04 de abril, ele foi até a loja da rede de supermercado e fez o acionamento, após a recusa do proprietário no pagamento da extorsão.

Interrogatório
Durante interrogatório na Derf de Rondonópolis, R.M.D.O alegou que há mais de 15 anos tem noção de manuseio de explosivos e fabricava bombinhas caseiras. Disse que, no ano ado, teve a ideia de causar prejuízos materiais em “quem tem muito dinheiro” e a rede de supermercado foi a primeira que veio em sua mente, devido ao grande fluxo de pessoas no local, pois poderia se camuflar no meio da multidão e implantar as bombas.

O autor do crime disse ainda que em 31 de março, por volta das 8h, colocou a primeira bomba no supermercado da Vila Operária. Após uns 30 minutos, o investigado colocou a segunda bomba na loja do Jardim Tropical.

Já em relação à extorsão, ele alegou que a intenção era colocar o dinheiro virtual em uma plataforma chamada Mixer, que reúne milhares de carteiras virtuais, com a intenção de dificultar o rastreio do dinheiro devido ao número expressivo de carteiras.

O criminoso relatou ainda que o prazo do pagamento da extorsão era até o final da tarde do dia 4 de abril. ado o prazo, ele foi de motocicleta ao supermercado, parou a, aproximadamente, 60 metros do local, e acionou a bomba por controle remoto. No dia seguinte, o investigado enviou nova mensagem para saber se o estabelecimento comercial faria o pagamento da quantia exigida em Bitcoins e alegou que já não tinha mais a intenção de detonar a segunda bomba.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Querência- Polícia civil cumpre mandado de prisão contra ladrão de comércios 365j1j

  • Photo of FORÇA TÁTICA ARAGUAIA ACABA COM FESTA DE FACÇÃO CRIMINOSA EM BARRA DO GARÇAS,COM PRESENÇA DE MENORES E REGADA A DROGAS E ÁLCOOL

    FORÇA TÁTICA ARAGUAIA ACABA COM FESTA DE FACÇÃO CRIMINOSA EM BARRA DO GARÇAS,COM PRESENÇA DE MENORES E REGADA A DROGAS E ÁLCOOL 5l6r5l

  • Photo of Querência- Prefeito Fernando Gorgen e Secretária de Educação visitam novas obras em andamento na cidade

    Querência- Prefeito Fernando Gorgen e Secretária de Educação visitam novas obras em andamento na cidade 6p5kz

  • Photo of Famílias precisam de ajuda para custear translado de jovens de SP mortos em MT

    Famílias precisam de ajuda para custear translado de jovens de SP mortos em MT 6a2d12

  • Photo of Ribeirão Cascalheira: PM cumpre prisão por mandado e posse irregular de arma de fogo uso permitido

    Ribeirão Cascalheira: PM cumpre prisão por mandado e posse irregular de arma de fogo uso permitido 1p4x4y

  • Photo of PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL FALA SOBRE O TÉRMINO DO PLANTIO E DAS PERSPECTIVAS PARA SAFRA 2020

    PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL FALA SOBRE O TÉRMINO DO PLANTIO E DAS PERSPECTIVAS PARA SAFRA 2020 3l2j54

  • Photo of Querência – Motociclista tenta fugir da polícia mas é autuado por direção perigosa na Av. Sul

    Querência – Motociclista tenta fugir da polícia mas é autuado por direção perigosa na Av. Sul 3q291c

  • Photo of MT- Corpo de servidora vítima da Covid-19 é trocado e família faz cortejo com outro

    MT- Corpo de servidora vítima da Covid-19 é trocado e família faz cortejo com outro 3b7016

  • Photo of Justiça interrompe flexibilização do comércio,entrevista com Fernando Gorgen Prefeito de Querência MT;Vídeo

    Justiça interrompe flexibilização do comércio,entrevista com Fernando Gorgen Prefeito de Querência MT;Vídeo 5q2n1p

  • Photo of Fugitivo da penitenciária de Água Boa morre em confronto com a força Tática

    Fugitivo da penitenciária de Água Boa morre em confronto com a força Tática 2x6z2p

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios