DestaqueMato GrossoNotíciasPolícia

Polícia Civil deflagra operação e desmonta esquema de furtos de grãos em Mato Grosso 2q2g1o

Investigações apontaram que membros de grupo criminoso causou prejuízos superiores a R$ 2,5 milhões a produtores rurais 5252h

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14/05/25), a Operação Frota Oculta, para cumprimento de 57 ordens judiciais com foco na desarticulação de uma associação criminosa especializada em furtos de grãos em propriedades rurais de Mato Grosso.

As ordens judiciais são cumpridas pela Delegacia de General Carneiro, com apoio de outras unidades da instituição, e foram expedidas com base em investigações que revelaram um esquema sofisticado que lesou produtores rurais em mais de R$ 2,5 milhões. 2w6y5i

São cumpridos sete mandados de prisão, 21 de busca e apreensão, 15 de sequestro de bens, além de quebras de sigilos fiscal, bancário e telefônico e uma suspensão de atividade empresarial. As ordens são cumpridas em Nova Mutum, Tangará da Serra e General Carneiro.

 

 

A investigação, conduzida pela Delegacia de General Carneiro, com apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças (1ªDP/BG), apontou que o grupo criminoso contava com a colaboração de funcionários internos das fazendas, que facilitavam o o dos caminhões às propriedades sem as devidas autorizações.

Um dos casos mais representativos ocorreu em uma fazenda no município de General Carneiro. Auditorias internas detectaram carregamentos de grãos feitos sem ordens formais. As irregularidades ocorreram em períodos determinados, sendo registradas em imagens de câmeras de segurança que evidenciaram o envolvimento de um funcionário do setor istrativo no controle de entradas e saídas.

 

 

Rede articulada

O esquema envolvia motoristas de caminhões, alguns dos quais utilizavam placas adulteradas para mascarar suas identidades e dificultar o rastreamento. Os caminhões entravam nas propriedades sob o aval de um funcionário, que atuava como “balanceiro”, responsável por liberar carregamentos sem registros oficiais.

As investigações identificaram que, entre os veículos utilizados, dois pertenciam a uma empresa de transporte, cuja proprietária também está sob investigação. A empresária teria disponibilizado os veículos para o transporte das cargas furtadas e realizado transações financeiras suspeitas com um dos facilitadores do esquema.

A operação revelou ainda que a organização criminosa possuía divisão de tarefas bem definida. Além do funcionário interno e dos motoristas, havia quem cuidasse da logística para o escoamento dos grãos, indicando uma estrutura altamente organizada.

A análise dos registros financeiros também identificou transferências bancárias incompatíveis com o perfil econômico dos investigados, reforçando os indícios de uma rede ativa e estruturada.

 

 

Mandados

Entre as ordens judiciais, estão mandados de prisão preventiva contra os principais integrantes do grupo e a apreensão de bens e valores ligados às atividades ilícitas. Os suspeitos enfrentam acusações de furto qualificado, associação criminosa e adulteração de sinais identificadores de veículos.

Para cumprimento das ordens judiciais, a Delegacia de General Carneiro contou com o apoio estratégico e operacional da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e das Delegacias Regionais de Nova Mutum e Tangará da Serra.

O delegado Pablo Rigo, responsável pelas investigações, destacou que, após a operação, os trabalhos seguirão para análise dos materiais apreendidos e rastreamento dos ativos relacionados aos investigados.

“A operação Frota Oculta se destaca pela complexidade das investigações e pelo impacto direto na economia regional. As ações buscam não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também criar um ambiente mais seguro para as atividades agropecuárias no Estado”, destacou o delegado.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Marido mata esposa com faca em Água Boa

    Marido mata esposa com faca em Água Boa 3z6131

  • Photo of Advogado é flagrado tentando entrar com pacotes de cigarro na Penitenciária Central

    Advogado é flagrado tentando entrar com pacotes de cigarro na Penitenciária Central 6p6u9

  • Lei que determina afastamento de gestante na pandemia é sancionada 3rca

  • Photo of Querência- Motorista em alta velocidade perde a direção e acaba atropelando mulher na calçada

    Querência- Motorista em alta velocidade perde a direção e acaba atropelando mulher na calçada 2s4l2o

  • Photo of PM deflagra grande Operação de Fim de Ano em Querência-MT; Vídeo

    PM deflagra grande Operação de Fim de Ano em Querência-MT; Vídeo 5d1c

  • Photo of Ponte de ferro sobre o Rio Tanguro facilitará escoamento de grãos

    Ponte de ferro sobre o Rio Tanguro facilitará escoamento de grãos 1h4y20

  • Photo of Em estratégico cerco e bloqueio aos suspeitos de roubo a uma motocicleta na tarde de 20/11/2019 em Ribeirão Cascalheira MT

    Em estratégico cerco e bloqueio aos suspeitos de roubo a uma motocicleta na tarde de 20/11/2019 em Ribeirão Cascalheira MT 3cy3p

  • Photo of MT- Bandido é morto após resistir à prisão e tentar esfaquear policiais militares

    MT- Bandido é morto após resistir à prisão e tentar esfaquear policiais militares 2u173w

  • Photo of Proerd forma alunos da Escola Militar Tiradentes e instrutores de MT, AM e MS

    Proerd forma alunos da Escola Militar Tiradentes e instrutores de MT, AM e MS 71d2n

  • Photo of Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 20/21

    Anvisa autoriza uso de estoques de Paraquat na safra 20/21 2md2m

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios