DestaqueMato GrossoNotíciasPolícia

Operação Improbos desarticula esquema de desvio de verbas na Prefeitura de São Félix do Araguaia 1j6910

Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de conta bancárias contra os investigados 72z62

  2u5t6o

A Delegacia de São Félix do Araguaia deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.10.2024), a Operação Improbos para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão com foco na desarticulação um esquema de desvio de verbas públicas e corrupção dentro da prefeitura do município.

As ordens judiciais, sendo quatro de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, foram cumpridas nas residências dos investigados e setores istrativos do local de trabalho, com o objetivo de coletar provas que confirmem as atividades ilícitas. Também são cumpridos bloqueios judiciais de contas bancárias dos investigados.

As investigações apontaram o esquema que envolvia três servidores municipais, que desempenhavam funções estratégicas dentro da Prefeitura, sendo que cada um deles possuía um papel definido no desvio dos recursos públicos.

Um quarto investigado, que também é servidor da Prefeitura, está preso por envolvimento em crime de tráfico de drogas e teve nova prisão preventiva decretada pelos crimes em investigação.

Durante as buscas, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e registros contábeis, que serão periciados para comprovar a dinâmica do esquema e identificar outros possíveis participantes.

A ação foi coordenada de forma simultânea, a fim de evitar a destruição de provas e garantir a captura dos envolvidos, sendo que um investigado ainda não se apresentou e é considerado foragido da justiça. O montante dos valores desviados serão apurados após o resultado da quebra do sigilo bancário e relatório de investigação.

As investigações conduzidas pelo delegado Ivan Albuquerque Soares, identificaram que um dos investigados, apontado como principal articulador e centralizador dos valores desviados, utilizava sua posição privilegiada como responsável pelo controle financeiro para facilitar o ree dos recursos para credores selecionados, garantindo que os pagamentos ilícitos fossem efetuados sem levantar suspeitas. Além disso, ele intermediava o pagamento de créditos de forma irregular, cobrando comissões em troca da liberação dos valores.

O segundo suspeito identificado nas investigações atuava como intermediário, recebendo os valores desviados e distribuindo-os entre os demais envolvidos. Sua função era ocultar a origem dos recursos e assegurar que as quantias fossem readas conforme as orientações do articulador, garantindo que todos os elos do esquema fossem remunerados de acordo com suas participações.

Já o terceiro investigado utilizava um conjunto de empresas de fachada para simular a prestação de serviços e a venda de materiais à Prefeitura. Essas empresas, registradas em nome de terceiros ou laranjas, emitiam notas fiscais fictícias e formalizavam contratos fraudulentos para justificar o recebimento dos valores desviados. Dessa forma, o grupo conseguia dar uma aparência de legalidade às transações ilícitas.

Outra prática adotada pelo grupo era a facilitação de pagamento a credores que tinham dificuldades para receber seus empenhos junto ao município.

Os investigados, valendo-se de suas funções, cobravam comissões indevidas para acelerar a liberação dos pagamentos, utilizando sua influência dentro da Prefeitura para garantir que os recursos fossem reados a esses credores mediante uma taxa de retorno.

Essa prática, além de desviar os recursos, comprometia a lisura do processo de pagamentos e favorecia empresas que aceitavam participar do esquema.

Para o delegado, Ivan Albuquerque Soares, a Operação Improbos representa um esforço contínuo das autoridades em combater práticas ilícitas e assegurar que o patrimônio público seja utilizado de maneira correta e transparente, em benefício da população.

“Com a operação, a Polícia Civil espera desarticular completamente a estrutura do esquema de corrupção na Prefeitura e assegurar que os valores desviados possam ser rastreados e recuperados. Os investigados permanecem à disposição da justiça, e a análise dos materiais apreendidos poderá revelar novos desdobramentos nas próximas semanas”, disse o delegado.

Por: PJC

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Homem fica com cabeça presa ao tentar pegar celular em VG

    Homem fica com cabeça presa ao tentar pegar celular em VG 244d19

  • Photo of Querência- Partidos realizam convenções nesta terça-feira (15)

    Querência- Partidos realizam convenções nesta terça-feira (15) 466i71

  • Photo of João de Deus é condenado a mais 109 anos; penas impostas ao médium já am de 220 anos

    João de Deus é condenado a mais 109 anos; penas impostas ao médium já am de 220 anos 2j6v35

  • Photo of Querência – Crimes contra o patrimônio resultam em três prisões envolvendo facção criminosa e duas pessoas são presas por furto em estabelecimento

    Querência – Crimes contra o patrimônio resultam em três prisões envolvendo facção criminosa e duas pessoas são presas por furto em estabelecimento 6t5t4h

  • Photo of Morre em Sinop MT  bebê de 1 ano ao ser atacada por cão da raça Pitbull

    Morre em Sinop MT bebê de 1 ano ao ser atacada por cão da raça Pitbull 6q189

  • Photo of MT- Polícia Civil prende pai que abusava de filhas e engravidou uma delas

    MT- Polícia Civil prende pai que abusava de filhas e engravidou uma delas 142t5z

  • Photo of Em caso raro, jovem goiana tem gêmeos de pais diferentes: ‘Não sabia que podia acontecer’

    Em caso raro, jovem goiana tem gêmeos de pais diferentes: ‘Não sabia que podia acontecer’ 3q6w1p

  • Photo of Dois homens de Novo Progresso PA, são mortos a tiros em Sinop-MT

    Dois homens de Novo Progresso PA, são mortos a tiros em Sinop-MT 644t15

  • Igreja Batista El Shadai – Rede de Jovens Movement 1la1x

  • Photo of Querência participou da maior Feira de Pesca do Brasil expondo o Turismo

    Querência participou da maior Feira de Pesca do Brasil expondo o Turismo 3p6y3z

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios