DestaqueMato GrossoSaúde

MT-Juiz identifica 600 presos da PCE com suspeita de Covid-19 e pede prontidão de profissionais de saúde e estrutura médica no local 5b1k3y

A Defensoria Pública de Mato Grosso pediu, no dia 10 de junho, que todos os presos do local fossem testados para Covid-19, que os diagnosticados fossem separados dos saudáveis e tratados. Mesmo com decisão judicial, a medida não foi tomada 6i1r8

Dos 2,3 mil presos detidos na Penitenciária Central do Estado (PCE), 600 apresentam sintomas da Covid-19, segundo o juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidelis Neto. A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu decisão do magistrado no dia 19 de junho, determinando que o Hospital Universitário Júlio Muller apresentasse, em três dias, o melhor método de testagem em massa para os presos. Mas, até o momento a medida não foi adotada. 4r2r72

Fidelis informa em decisão, que tomou conhecimento do número de presos sintomáticos dentro da PCE pelo Setor de Saúde do Sistema Prisional e diante da informação, determinou ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que convoque os profissionais de saúde do sistema para que estejam de prontidão, caso tenham que atuar em situação de emergência.

Determina que os secretários de saúde do Estado e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande reestruturem pontos de atenção secundária à saúde dos presos, dentro do presídio, que medicamentos “profiláticos” sejam adquiridos e ministrados a todos eles e que não seja negado atendimento aos presos diagnosticados com Covid-19, no sistema básico de saúde, de ambos os municípios.

Fidelis pede que seja apresentado um fluxo de atendimento, conduzido pela Secretaria Adjunta de istração Penitenciária (Saap), com participação das secretarias de Saúde Estadual e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, com indicação precisa das ações tomadas e plano de trabalho dos profissionais da saúde na PCE e demais unidades de Cuiabá, no prazo de 24h.

“Infelizmente este magistrado tomou conhecimento de que a PCE está com aproximadamente 600 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Em razão desses casos, dois raios da unidade foram isolados, o Shelter e o Raio 1, e, embora a equipe lá existente se desdobre em ações e cuidados, não será suficiente ao atendimento, de modo que, todos os órgãos do sistema de saúde deverão adotar estratégias de isolamento e prevenção daqueles que ainda não foram contaminados”, afirma trecho da decisão do juiz.

Ele ainda determina que o Conselho da Comunidade da Execução Penal adquira quantidade necessária de medicamentos, sugeridos pelos médicos, de forma emergencial, inclusive, buscando apoio junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e no Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, se necessário.

Inspeção – O coordenador do Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Prisional da DPMT e coordenador do Núcleo de Execução Penal de Cuiabá (NEP), André Rossignolo, lembra que a situação do sistema prisional em Mato Grosso é preocupante desde o início da pandemia, por ser historicamente superlotado e por não garantir as condições sanitárias mínimas para evitar a propagação.

“Participamos de uma inspeção, dentro da unidade, do dia primeiro ao dia 5 de junho, junto com o juiz Fidelis e membros do Ministério Público, depois de recebermos denúncias de que lá haviam presos contaminados. Na ocasião haviam quatro presos isolados no Shelter B com sintomas gripais e todos tomavam invermectina. Após essa inspeção, apresentamos um pedido de providências, no qual, entre outras coisas pedimos a testagem em massa”.

Rossignolo lembra que o pedido de providências foi protocolado no dia 10 de junho. “A nossa preocupação era que, diante das condições inadequadas do local – que abriga três vezes o número de presos que a estrutura tem capacidade para receber – o vírus se espalhasse. Localizar os contaminados e separá-los dos saudáveis era importante para tratá-los e tentar evitar a propagação”, avalia.

Rossignolo lembra que ele e os colegas do NEP consideraram a rapidez em que o vírus se propaga, as condições propícias ao vírus dentro da unidade e o colapso do sistema público de saúde, para cobrar as medidas.

“A PCE tem capacidade para 851 presos e hoje estão lá 2.300. Na ocasião do pedido de testagem, cobramos a urgência em se tomar providências e que os testes poderiam auxiliar na triagem. Lembramos que a demora do Estado em agir poderia significar problemas graves” disse.

Rossignolo recorda que em Alta Floresta, dos 66 presos, 54 foram detectados com suspeita de Covid-19 e dois faleceram. O Boletim oficial do sistema prisional de segunda-feira (2/7) indicou que em todo o Estado 139 presos testaram positivo para Covid e 73 servidores. Em quarentena aguardando resultado estão 126 servidores e 42 presos e curados são 93 presos e 25 servidores.

Defensoria Pública

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Regras visam conter avanço do vírus no Estado e resguardar a Saúde da população

    Regras visam conter avanço do vírus no Estado e resguardar a Saúde da população 5n5a1c

  • Photo of Avião de pequeno porte cai em fazenda de MT e piloto sobrevive

    Avião de pequeno porte cai em fazenda de MT e piloto sobrevive 4k28u

  • Photo of Polícia Civil prende autor de roubo à mão armada em loja em Água Boa

    Polícia Civil prende autor de roubo à mão armada em loja em Água Boa a136i

  • Photo of Querência –   Homem intervém em briga e acaba sendo esfaqueado

    Querência – Homem intervém em briga e acaba sendo esfaqueado 3s4p1s

  • Photo of Canarana: Polícia Militar prende indivíduo por tentativa de Estelionato e Documentação Falsa

    Canarana: Polícia Militar prende indivíduo por tentativa de Estelionato e Documentação Falsa 5o1jc

  • Photo of TOLERÂNCIA ZERO: Polícia Penal apreende cerca de 2 mil celulares nas unidades prisionais de MT em quatro meses

    TOLERÂNCIA ZERO: Polícia Penal apreende cerca de 2 mil celulares nas unidades prisionais de MT em quatro meses 405l4g

  • Photo of Justiça de MT determina que DP (Defensoria Pública)cumpra Lei de o à Informação

    Justiça de MT determina que DP (Defensoria Pública)cumpra Lei de o à Informação 555f72

  • Photo of Suicídio na  BR 242 próximo ao município de  Ribeirão Cascalheira MT

    Suicídio na BR 242 próximo ao município de Ribeirão Cascalheira MT 2o212q

  • Photo of Governo libera lista de visitas a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Alvorada

    Governo libera lista de visitas a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Alvorada 6s2o2j

  • Photo of Mato Grosso já colheu 86,88% das lavouras de milho; preço sobe e patamar é histórico

    Mato Grosso já colheu 86,88% das lavouras de milho; preço sobe e patamar é histórico 3t1d27

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios