DestaqueMato GrossoPolícia

Feminicídios diminuem 22% em Mato Grosso no primeiro semestre de 2023 732m4f

Dados constam no diagnóstico “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, divulgado pela Polícia Civil 3f3v67

Os crimes de feminicídio em Mato Grosso diminuíram 22% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, segundo o diagnóstico “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, da Polícia Civil, divulgado nesta quinta-feira (03.08). Nesse período, 18 mulheres foram mortas em decorrência da da violência de gênero, violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de serem do sexo feminino, como é caracterizado esse tipe de crime. No mesmo período do ano ado, foram 23. 6k1k5s

Já os homicídios femininos no estado apresentaram redução de 16% em comparação com o mesmo período do ano ado, com 43 registros, contra 51 mortes em 2022. E essa é a maior redução nesse tipo de crime desde 2020, quando a Polícia Civil ou a produzir o estudo detalhado, baseado nos inquéritos policiais, a fim de traçar um perfil das vítimas diretas dos crimes, família e também os autores.

O relatório analítico da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil traz todos os homicídios de mulheres registrados no estado, com base nos dados dos boletins de ocorrência e nas peças investigativas. O estudo traz um detalhamento sobre o local dos homicídios e meio empregado, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, índice de resolução e prisões e os efeitos da violência contra mulheres.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, aponta que o estudo ajuda a compreender melhor a violência doméstica, deixando claro o risco a que as mulheres estão submetidas quando vivem em situação de violação de direitos.

“Além disso, esse panorama que reúne dados importantíssimos sobre quem é a vítima e como ocorreram esses crimes auxilia o Estado a conhecer e a trabalhar na elaboração de ações de enfrentamento a violência contra as mulheres, para a redução dos feminicídios em Mato Grosso”, pontuou a delegada.

Meio empregado, local e motivação

Das 43 mulheres mortas nos primeiros meses deste ano, entre feminicídios e homicídios, 79% estavam em plena idade produtiva e tinham entre 18 e 49 anos. Em relação às vítimas de feminicídios, 89% delas foram mortas por companheiros, namorados ou ex-parceiros.

Do total dos crimes, 72% ocorreram no ambiente doméstico, ou seja, nas residências das vítimas. O principal meio empregado foi a arma de fogo, em 68% das mortes, seguido de outras armas brancas (faca, canivete, facão).

O estudo da Polícia Civil aponta ainda que, em 36% dos assassinatos, as vítimas tinham envolvimento com organização criminosa e outros 20% foram motivados por rixa, vingança ou motivos fúteis.

Histórico de violência

Entre as 18 vítimas de feminicídio deste ano, quatro delas tinham medida protetiva e nove haviam registrado boletins de ocorrência relatando situações anteriores de violência cometidas pelos autores dos crimes.

“O relatório realça as regiões que precisam fortalecer as estratégias de prevenção à violência de gênero, aponta deficiências, boas práticas e a responsabilização dos autores nas investigações policiais. É uma análise humanizada dos números, causas e consequências da violência contra as mulheres, com o papel de alertar a instituição sobre a letalidade feminina,  bem como para mudança do olhar policial diante das mortes dolosas de mulheres e meninas no estado de Mato Grosso”, apontou o diretor de Inteligência, delegado Juliano Carvalho.

Autores

Quarenta e dois autores dos homicídios foram identificados e indiciados, o que corresponde a 58% dos inquéritos policiais já esclarecidos, concluídos e enviados ao Poder Judiciário.

Entre os autores identificados. 20 deles têm ligação com facções criminosas, dois foram mortos e um cometeu suicídio.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of MT- Empresa pagará R$ 15 mil por atrasar entrega de casa em condomínio

    MT- Empresa pagará R$ 15 mil por atrasar entrega de casa em condomínio 27y5s

  • Photo of Jornalista morre no Araguaia após capotamento de veículo

    Jornalista morre no Araguaia após capotamento de veículo f1s2d

  • Photo of Polícia Civil conclui investigação sobre execuções de quatro maranhenses e indicia oito pelos crimes

    Polícia Civil conclui investigação sobre execuções de quatro maranhenses e indicia oito pelos crimes 10h

  • Photo of Morre, aos 28 anos, o cantor Maurílio, após nove dias internado

    Morre, aos 28 anos, o cantor Maurílio, após nove dias internado 486h5l

  • Photo of MT começa exportar soja com 71% de redução de pegada de carbono mensurada

    MT começa exportar soja com 71% de redução de pegada de carbono mensurada 1l301f

  • Photo of Primeiro caso confirmado de coronavírus em Querência

    Primeiro caso confirmado de coronavírus em Querência 183c3g

  • Photo of Mulher morre eletrocutada enquanto limpava calçada em SC

    Mulher morre eletrocutada enquanto limpava calçada em SC g122

  • Photo of Sorriso- Homem se irrita e espanca mãe idosa com socos no rosto

    Sorriso- Homem se irrita e espanca mãe idosa com socos no rosto 3p4a4o

  • Photo of Querência – O que é coleta seletiva e como funciona?

    Querência – O que é coleta seletiva e como funciona? 3n57a

  • Photo of Presidente da Câmara Mun de Vereadores de Querência fala sobre a Audiência Pública

    Presidente da Câmara Mun de Vereadores de Querência fala sobre a Audiência Pública r4f3j

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios