Chapada dos GuimarãesDestaqueMato Grosso

Disputa pela estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT) repercute nas redes sociais 4j256q

Assunto voltou à tona depois que o advogado Julier Sebastião publicou artigo na internet. Concessão do parque ou para a iniciativa privada após edital do ICMBio 93z6r

A discussão em torno da gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, voltou a repercutir nas redes sociais, neste fim de semana, após o advogado Julier Sebastião ter questionado o assunto em uma postagem. 2f734y

Segundo ele, só depois de mais de 40 anos de existência do parque que, pela primeira vez, o governo estadual se manifestou para assumir a istração da região.

“É a primeira vez que o estado de Mato Grosso manifesta-se, de forma inequívoca e aparente, seu interesse em assumir a responsabilidade istrativa e política por esse importante bioma nacional e regional”, afirmou.

No dia 7 de março, a Justiça negou recurso do governo estadual para tentar a assumir a gestão do parque por meio da autarquia MT Par. A concessão da unidade de conservação (UC) foi concluída em 2022 e quem venceu o edital foi o Fundo de Investimento em Participações — Parques FIP.

Na decisão, as propostas apresentadas pela MT Par não foram relevantes para justificar a concessão da liminar porque faltavam documentos e, consequentemente, ausência de comprovação dos requisitos do edital. Contudo, existe uma proposta investimento do governo estadual de mais de R$ 200 milhões.

Cidade de Pedra é um dos atrtivos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. — Foto: Taylor Nunes/Divulgação

Cidade de Pedra é um dos atrativos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. — Foto: Taylor Nunes/Divulgação

Gestão 245c3s

 

O governo estadual já havia feito várias tentativas ao governo federal para assumir a gestão do parque nos últimos três anos. Entretanto, a gestão anterior não acatou o pedido. Ao contrário, o governo federal decidiu pela concessão do parque. Agora, o governo de Mato Grosso aproveita o apoio da classe política do governo Lula (PT) para refazer o pedido.

Mesmo com a iniciativa privada ter vencido o edital, a gestão do parque continua nas mãos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. Com isso, são esperados investimentos de R$ 18 milhões pela concessionária, que istrará o espaço por 30 anos e deve aprimorar a infraestrutura de visitação – como oferecer transportes atrativos, criar mirantes, proporcionar eis e melhorar ibilidade do parque, além de explorar novas regiões com potencial de turismo.

A concessão feita pelo ICMBio teve como objetivo ampliar a prestação de serviços de apoio à visitação, promovendo a revitalização do meio ambiente e garantir a modernização do parque sob gestão da iniciativa privada.

Gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães será feita por empresa privada — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães será feita por empresa privada — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O parque 1j4j5v

 

Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32.630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção.

O parque abriga paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal. Em 2019, recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados do país.

A proximidade com Cuiabá também torna a unidade atrativa para a visitação. Em 2019, o Parque recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados no país.

Veja artigo que gerou discussão na íntegra:

Recentemente, aflorou-se um conflito político e jurídico pelo domínio do Parque Nacional da Chapada dos Guimaraes/MT, apresentando-se, contendores, a União/Instituto Chico Mendes, de um lado, e o Estado de Mato Grosso, de outro.

Curiosamente, ao longo desses mais de 40 (quarenta) anos de existência do parque ambiental federal, é a primeira vez que o Estado de Mato Grosso manifestar-se, de forma inequívoca e aparente, seu interesse em assumir a responsabilidade istrativa e política por esse importante bioma nacional e regional. O fato seria motivo de júbilo e orgulho para os brasileiros aqui residentes, sem qualquer “pachequismo” (e viva o Jô Soares). No entanto, como diria o Conselheiro Acácio, tem formiga nesse pau!

Lembro-me, quando da minha remoção da 2ª Vara Federal da Seção do Judiciária do Estado de Rondônia para a 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso no ano de 1997, que um dos primeiros processos a decidir referia-se a indenizações devidas a proprietários e possuidores de imóveis incrustados no perímetro do então Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Decidi e sentenciei alguns daqueles processos, que tinham a União interessada em consolidar um dos ícones ambientais mais representativos de Mato Grosso e do País (o bioma cerrado).

Porém, aquele ímpeto inicial da istração Federal tornou-se parcimonioso e bem mais modesto ao longo das décadas que se sucederam. Beirou o escárnio, pois as indenizações cessaram, a edificação do parque virou folclore e o abandono consolidou-se com a ausência de recursos e istração do Ibama/Instituto Chico Mendes sobre a área ambientalmente protegida. A Chapada dos Guimarães virou apenas o local do Festival de Inverno, com edições, inclusive, muito ruins.

aram-se os anos e tudo que fora sonhado e esperado pela população matogrossense simplesmente não aconteceu. Nesse sentido, é óbvia a sua frustração do povo pantaneiro, e também amazônico e do cerrado. Daí a referência ao júbilo se o Governo do Estado assumisse o domínio do Parque Federal, incorporando-se o ao seu patrimônio, garantindo-lhe a fluência de recursos e uma istração mais próxima aos matogrossensenses.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Querência – O Frio está indo  embora temperaturas voltam a subir

    Querência – O Frio está indo embora temperaturas voltam a subir t5n6c

  • Photo of Querência- “Informações para o CV” Assim amásio falava durante agressões contra a mulher

    Querência- “Informações para o CV” Assim amásio falava durante agressões contra a mulher 4r5y6k

  • Photo of Querência – Calendário Oficial de Eventos 2024

    Querência – Calendário Oficial de Eventos 2024 3b57

  • Photo of Vereador de São José do Xingu é preso pela PM acusado de espancar a esposa, ameaças e embriaguez ao volante

    Vereador de São José do Xingu é preso pela PM acusado de espancar a esposa, ameaças e embriaguez ao volante 665952

  • Photo of Caso Emanuelle: vizinho suspeito de matar menina a facadas é encontrado morto em presídio

    Caso Emanuelle: vizinho suspeito de matar menina a facadas é encontrado morto em presídio 3k3gp

  • Photo of AÇÃO INTEGRADA – SUSPEITOS DE FURTO Á AGÊNCIA BANCÁRIA SÃO PRESOS E ARMAS SÃO RECUPERADAS EM NOVO SÃO JOAQUIM

    AÇÃO INTEGRADA – SUSPEITOS DE FURTO Á AGÊNCIA BANCÁRIA SÃO PRESOS E ARMAS SÃO RECUPERADAS EM NOVO SÃO JOAQUIM 6i593j

  • Photo of Em Cuiabá: Advogados são flagrados tentando levar maços de cigarros a presos na Penitenciária Central do Estado

    Em Cuiabá: Advogados são flagrados tentando levar maços de cigarros a presos na Penitenciária Central do Estado 3m673

  • Photo of MT- Esposa chicoteada pelo marido foi salva após enviar conta de luz pelo WhatsApp

    MT- Esposa chicoteada pelo marido foi salva após enviar conta de luz pelo WhatsApp x6dt

  • Photo of Querência- Patrulhamento Rural Georreferenciado

    Querência- Patrulhamento Rural Georreferenciado 2t6b4n

  • Photo of Ilha do Bananal- Indígena morre baleado após reagir a ação policial e manter esposa sob mira de pistola

    Ilha do Bananal- Indígena morre baleado após reagir a ação policial e manter esposa sob mira de pistola 1e2127

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios