
Algumas vezes em nossos relacionamentos nós perdemos a paciência, e isso é normal, faz parte da condição humana. Apenas temos que ficar atentos com as consequências que a falta de paciência nos causa, porque isso pode nos causar danos que dificilmente são reparados. 6j4n1d
O ensinamento que trazemos abaixo explica melhor porque temos que pensar antes de agir de cabeça quente. Leia com atenção e reflita sobre a lição apresentada. 5z4f2o
Este ensinamento conta a história de um jovem que tinha sérios problemas de comportamento. Quando se estressava, ele perdia o controle e falava tudo o que vinha em sua mente, sem pensar nas consequências que suas palavras poderiam ter sobre sua vida e seus relacionamentos.
O pai do menino, percebendo que sua atitude era prejudicial, decidiu ensinar-lhe algo muito importante. Então, um dia, ele deu a seu filho um pacote de pregos e disse-lhe que toda vez que ele perdesse a paciência, deveria ar um prego pela porta.
Como o menino vivia estressado, não demorou muito para a porta estar cheia de pregos, o que o fez refletir sobre seu temperamento explosivo, que o fazia agir com agressividade, prejudicando muitas áreas de sua vida. Então, com o tempo, o menino começou a aprender a controlar seu gênio.
Ele não queria mais viver daquela maneira, em uma constante onda de estresse e autossabotagem. Dessa maneira, descobriu que poderia ter controle sobre suas palavras e raiva. Ele praticava o autocontrole todos os dias, até que um dia viu que não havia mais pregos sendo colocados na porta.
Percebendo que o filho estava progredindo, o pai apresentou-lhe um novo desafio: a cada dia que não perdia a paciência, o menino deveria puxar um prego da porta, até que não sobrasse mais nenhum preso.
Com o ar dos dias e muita dedicação, o menino chegou animado para o pai, dizendo que a porta estava completamente livre de pregos. E, apesar de essa ter sido uma grande conquista, ainda havia algo que seu pai queria lhe ensinar. 3u2c52
Então, pegou seu filho pela mão e o levou até a porta. Chegando lá, disse-lhe: “Você tem trabalhado duro, meu filho, mas veja todos esses buracos na porta. Você deixou cicatrizes nela, esta porta nunca mais será a mesma. Você pode ter removido os pregos, mas a ferida permanecerá ali e não há como voltar atrás. O mesmo funciona com os seus comportamentos, por mais que se desculpe, as feridas permanecerão”.
O menino entendeu e aprendeu que palavras não desfazem o mal causado por comportamentos agressivos. O pai continuou: “Agora precisamos trabalhar muito mais para consertar a porta. Você tem que consertar cada buraco e isso não será fácil. Agora você entende?”
O menino entendeu a lição e, a partir daquele dia, nunca mais deixou palavras negativas saírem de sua boca.
Essa é uma lição que deve ser aprendida por todos nós. Nossas palavras têm poder e devem ser proferidas com muita responsabilidade, porque não temos como voltar atrás.
Reflita sobre isso. Use suas palavras para abençoar, e não prejudicar a sua própria vida e daqueles ao seu redor. 405k2v