Clima TempoDestaque

Confira a previsão do tempo para o 1º fim de semana de março; vem chuva por aí b1s5a

Em algumas regiões, as chuvas ganham intensidade e volume, o que pode agravar a situação das cheias dos rios j3g4q

Sábado, 06/03/21 56141u

Sul 5m304d

Um sistema frontal já se afasta e as instabilidades perdem força na Região Sul, em relação aos dias anteriores. Mesmo assim, ainda tem previsão de muita chuva e elevados acumulados nas faixas norte e leste do Paraná, o que inclui Curitiba. A chuva acontece em forma de pancadas mais isoladas e com ventos moderados em parte de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul, região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha na primeira parte do dia. Desta vez, por conta da agem de cavados em médios e altos níveis da troposfera, mas conforme o dia for ando, as instabilidades diminuem. Por outro lado, o tempo já fica firme e sem chuva no restante do Rio Grande do Sul e na faixa oeste de Santa Catarina.

Sudeste

No sábado a chuva vai se espalhando novamente por todas as áreas do Sudeste, por causa da agem de uma frente fria pela costa da Região. Destaque para acumulados mais expressivos e chuva mais frequente e com temperatura mais amena na maior parte do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Costa Verde fluminense. Nessas áreas há previsão de elevados volumes acumulados, ventos fortes e condição para transtornos em áreas de risco, inclusive na capital paulista. Na maior parte do estado mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a chuva vem no final do dia em forma de pancadas com trovoadas, inclusive no Grande Rio e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, tempo firme no centro e norte do Espírito Santo e norte e leste de Minas Gerais.

Centro-Oeste 

um corredor de umidade da Amazônia e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica organizam a chuva sobre o Centro-Oeste. Destaque para a chuva que acontece a qualquer hora do dia no norte e leste de Mato Grosso do Sul, com acumulados ainda expressivos e ventos moderados. A chuva também fica mais pesada no noroeste de Mato Grosso e sul de Goiás. No norte de Goiás e Distrito Federal, a chuva vem isolada e atingindo uma ou outra cidade, com sensação de abafamento.

Nordeste

Uma massa de ar mais seco ganha força e o tempo fica cada vez mais firme na Bahia e em outras áreas do sertão nordestino, como em Sergipe, no sul do Ceará e oeste de Pernambuco e de Alagoas. Por outro lado, a chuva ainda não dá trégua ao Maranhão, norte do Piauí, norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, com acumulados que podem ser expressivos e com potencial para transtornos localizados. A chuva acontece por causa da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na Região. Por fim, ventos sopram moderados no litoral leste.

Norte

As chuvas ganham intensidade e volume novamente em praticamente todo o sul do Amazonas, Acre e Rondônia, o que pode agravar a situação das cheias dos rios desta área. Isso acontece por causa da combinação da Alta da Bolívia com um corredor de umidade. Chuva segue intensa entre Amapá, norte e centro do Pará. Em outros estados, a chuva vem mais isolada em meio a uma tarde abafada.

Domingo, 07/03/21 2wv2f

Sul

No domingo, a agem de dois cavados, um a 5 e outro a mais de 10 km de altura, mais uma instabilidade conhecida como oclusão deixam mais nuvens e eventual chuva isolada no norte, centro e leste do Paraná, norte, serra e sul de Santa Catarina e ao longo do litoral gaúcho. Mas, mesmo assim, o ar seco ganha força no interior da Região e o tempo fica mais firme e ensolarado. Ventos sopram moderados ao longo do litoral de Santa Catarina. Com relação à temperatura, aumenta o friozinho da manhã, mas durante a tarde as máximas são agradáveis.

Sudeste

Amazônia sobre o Sudeste do País. Ainda tem previsão de muita chuva em todo o Sudeste, com destaque para o norte, leste e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, oeste, centro e sul de Minas Gerais, incluindo todas as Capitais. Os acumulados podem ser expressivos e não estão descartados transtornos como alagamentos e deslizamentos em áreas de risco, por causa do solo encharcado dos últimos dias. Somente numa pequena área do norte mineiro é que não tem previsão de chuva. Por fim, tem previsão de ventos moderados no Vale do Paraíba e em Minas Gerais.

Centro-Oeste

Os ventos mudam para o quadrante sul sobre Mato Grosso do Sul, e a temperatura cai em relação ao dia anterior. Além disso, o tempo já fica mais firme no sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, um corredor de umidade da Amazônia ainda atravessa o Centro-Oeste e organiza pancadas de chuva nas demais áreas. Destaque para a chuva que ganha força com trovoadas no centro e sul de Goiás, inclusive na capital Goiânia.

Nordeste

No domingo, as condições pouco se alteram no Nordeste. A influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na costa leste ajudam a formar nuvens carregadas em grande parte das áreas, com destaque para chuva forte e volumosa entre o norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Volta a chover também no oeste da Bahia. Em outras áreas do estado baiano, oeste de Pernambuco e oeste de Alagoas e Sergipe, o tempo fica completamente firme, ensolarado e com umidade relativa do ar mais baixa.

Norte

Domingo tem chuva em toda a Região Norte, sendo que os maiores acumulados de chuva estão previstos no leste do Amazonas até o norte e leste do Pará. Mas, de maneira geral, há previsão de temporais ao longo do dia em toda a Região. As instabilidades são reforçadas pelo calor e a alta umidade e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Canal Rural, com Somar Meteorologia

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Querência-  Meliante invade casa e furta bicicleta

    Querência- Meliante invade casa e furta bicicleta 2s645w

  • Photo of Menino reclama de dor na perna e pais descobrem leucemia

    Menino reclama de dor na perna e pais descobrem leucemia d11f

  • Photo of Funcionários de empresa em Sorriso são detidos por furto de 50 toneladas de fertilizantes

    Funcionários de empresa em Sorriso são detidos por furto de 50 toneladas de fertilizantes 2t2f2p

  • Photo of Mauro sanciona lei que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja

    Mauro sanciona lei que retira incentivos fiscais de empresas que aderirem à moratória da soja 45i33

  • Photo of Uma parceria entre a prefeitura de Querência e o Governo do Estado resultará na conclusão do asfalto da MT 109

    Uma parceria entre a prefeitura de Querência e o Governo do Estado resultará na conclusão do asfalto da MT 109 1c5n2e

  • Photo of Governo cria Cadastro Nacional de Animais Domésticos, com número de identidade para cães e gatos

    Governo cria Cadastro Nacional de Animais Domésticos, com número de identidade para cães e gatos 2m4q46

  • Photo of Reeducandos são qualificados pelo Programa SER Família Capacita

    Reeducandos são qualificados pelo Programa SER Família Capacita 1w6m1n

  • Photo of Salário-maternidade: benefício não precisa de intermediários, alerta INSS

    Salário-maternidade: benefício não precisa de intermediários, alerta INSS 1t4628

  • Photo of Leite: produtores de MT abatem vacas para aproveitar alta da arroba

    Leite: produtores de MT abatem vacas para aproveitar alta da arroba 4s6c6n

  • Photo of Mato Grosso registra 857 casos de coronavírus e 314 já estão recuperados.

    Mato Grosso registra 857 casos de coronavírus e 314 já estão recuperados. 215750

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios