AgronegócioBrasilDestaqueMato Grosso

Conab confirma recorde na produção de grãos, com 250,5 mi de toneladas 294z4k

Em relação ao levantamento ado, houve queda de 400 mil toneladas na estimativa. Os dados fazem parte do 9º Levantamento da Safra 32152q

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou o crescimento recorde da produção de grãos no país, estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de toneladas ou  3,5% a mais do que o colhido em 2018/2019. Em relação ao levantamento ado, houve queda de 400 mil toneladas na estimativa de produção. 4x4h72

Mas o recorde da safra se mantém, resultado de uma área semeada de 65,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,3 milhões de hectares ou 3,6% sobre a safra ada. Os dados fazem parte do 9º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira , 9, pela companhia.

“Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra. Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas”, afirmou a entidade em nota.

Área total 5m3r34

Com a colheita da soja finalizada, as lavouras de milho segunda safra, variando do plantio à colheita em importantes regiões, e também ao plantio das culturas de inverno, que ora se apresenta em franca evolução, a área plantada brasileira nesta safra está estimada em 65.558,5 mil hectares, representando um incremento de 3,6% em comparação à safra ada, influenciada principalmente pelo crescimento das áreas de milho e soja.

Segundo a Conab, entre as culturas de inverno, merece destaque o desempenho das lavouras de trigo que apresentam, até o momento, um crescimento previsto na área plantada de 6,7% em relação ao exercício anterior.

Soja 401o5w

A produção estimada para esta safra atingiu 120,4 milhões de toneladas, recorde histórico, representando um acréscimo de 4,7% em relação ao exercício ado.

Apesar do forte impacto causado pelo desempenho da safra no Rio Grande do Sul, a cultura apresentou produtividades recordes em Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão Rondônia e Distrito Federal. Na Região Nordeste, particularmente no Matopiba, as condições climáticas trouxeram transtornos durante à semeadura, causando a necessidade de replantio em algumas regiões.

O quadro climático mudou substancialmente e as chuvas a partir de janeiro favoreceram o desenvolvimento das lavouras, beneficiando os níveis de produtividade. Neste levantamento, a produção confirmada pelas já colheitas realizadas, apontam para incrementos importantes em toda a região coberta pelo Matopiba.

Milho  702j1n

A área de milho primeira safra na temporada 2019/2020, atingiu 4,22 milhões de hectares, 2,9% maior que a área cultivada na safra 2018/2019, influenciada pelas boas expectativas de comercialização nesta temporada. Problemas climáticos na Região Sul prejudicaram o potencial produtivo das lavouras, resultando em perdas na produção, com uma redução de 3,6% nos níveis médios de produtividades em relação à safra anterior. A colheita está encerrando na Região Nordeste.

segunda safra de milho, que tem na região Centro-Oeste sua maior concentração da produção, não expressou, com exceção de algumas ocorrências isoladas, todo o seu potencial produtivo, frustrado pelas condições do quadro climático. O rendimento, abaixo da safra ada, é compensado pelo incremento na área plantada em 6,6%.

As lavouras apresentam-se em avançado estágio de evolução, com a colheita já ocorrendo em vários estados. As expectativas, mesmo considerando as frustrações climáticas citadas, é de aumento na produção, na ordem de 1,4% em relação ao exercício ado, atingindo 74,2 milhões de toneladas.

terceira safra de milho, com produção estimada em 1.330,9 mil toneladas, aparece como nova oferta, organizada e consolidada pelos sucessivos levantamentos levados à efeito pela companhia. Trata-se de produção
gerada nas novas fronteiras agrícolas, tendo como núcleo a Sealba, que compreende as áreas produtoras situadas no nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas, em Pernambuco e as situadas em Roraima, caracterizadas por
apresentarem um calendário produtivo semelhante ao do hemisfério norte.

A estimativa de produção nacional de milho, considerando as três safras na temporada 2019/2020, está estimada atingir 100,99 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 0,9%, em relação ao exercício anterior.

Outras culturas  5q3i36

Apesar da redução da área cultivada nos últimos anos, a proporção do plantio de arroz realizada em áreas irrigadas gera maior produtividade, o que vem permitindo a manutenção da produção ajustada ao consumo nacional. A produção para esta safra está prevista atingir 11,13 milhões de toneladas, representando aumento de
6,5% em relação à safra ada.

O quadro da seca, que ocorreu no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, acabou por favorecer a cultura do arroz, já que houve a combinação fortuita de eventos que contribuíram para o bom desempenho das lavouras.

A colheita na Região Sul está finalizada e encaminha para o encerramento na Região Nordeste do país.

produção de feijão chegará a 3,07 milhões de toneladas, 1,9% superior ao obtido em 2018/2019. A primeira safra está totalmente colhida, enquanto as lavouras de segunda safra estão em processo de colheita e as de terceira safra finalizando o plantio. Já o algodão em pluma tem uma produção estimada em 2,89 milhões de toneladas, 3,9% superior à safra ada.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Ação entre PM de Bom Jesus do Araguaia e PMGO recupera caminhão que foi roubado próximo ao Posto do Arnon (Bordolândia)

    Ação entre PM de Bom Jesus do Araguaia e PMGO recupera caminhão que foi roubado próximo ao Posto do Arnon (Bordolândia) 6m1i4z

  • Photo of Querência – Indivíduo de 19 anos usa faca e anuncia roubo em farmácia

    Querência – Indivíduo de 19 anos usa faca e anuncia roubo em farmácia 5b6061

  • Photo of MT- Polícia Civil prende líder de associação criminosa envolvida em roubo de cargas

    MT- Polícia Civil prende líder de associação criminosa envolvida em roubo de cargas 125x5y

  • Photo of Confresa-Carro pega fogo após acidente na BR-158 e deixa vítima fatal;Vídeo

    Confresa-Carro pega fogo após acidente na BR-158 e deixa vítima fatal;Vídeo 484o1d

  • Photo of Querência- Polícia Militar prende homem com chassi de moto adulterada

    Querência- Polícia Militar prende homem com chassi de moto adulterada 6i5h

  • Com estiagem, produtores de grãos já contabilizam perdas em todo o Brasil 70261w

  • Photo of Querência- Homem  cometeu suicídio no Setor F

    Querência- Homem cometeu suicídio no Setor F 6p4x3l

  • Photo of Mulher que deu à luz trigêmeos morre em SC

    Mulher que deu à luz trigêmeos morre em SC 203q6c

  • Estado sanciona Lei e proíbe exigência de aporte da vacina v1uw

  • Photo of Querência – Homem é vítima de tentativa de homicídio no Pingo D’Água

    Querência – Homem é vítima de tentativa de homicídio no Pingo D’Água 582c54

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios