AgriculturaDestaqueNotícias

Com estiagem, produtores de grãos já contabilizam perdas em todo o Brasil 70261w

Com produção nacional estimada em 271,7 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos de 2020/21 está sendo ameaçada pela falta de chuvas em várias regiões do País. A seca afeta principalmente o milho da segunda safra, o feijão e o trigo. A soja e o milho da safra principal já tiveram a colheita praticamente encerrada. Mesmo com a previsão de safra recorde, os técnicos da Conab preveem uma queda mínima de 2,1 milhões de toneladas por causa do plantio do milho fora da janela ideal, em razão da baixa ocorrência de chuvas. 6i2g8

Em todo Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, na maior parte do Paraná e no sudoeste paulista, a média de chuvas ficou pelo menos 30% abaixo do esperado. “Estamos com baixo volume de chuvas nos últimos 60 dias e as lavouras de milho já apresentam perdas significativas de produção. Posso dizer que, em 40% da área cultivada, vou salvar a metade da produção esperada. No restante, as perdas serão maiores do que 60%”, disse o produtor Valdir Fries, de Itambé, no Paraná.

Segundo ele, houve uma ocorrência de chuva com baixo volume em meados de abril e outra chuva fraca há 15 dias, insuficiente para melhorar as reservas hídricas do solo. O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) disse que muitos produtores rurais já estão acionando o seguro em função das perdas na segunda safra do milho, também conhecida como safrinha. Na região de Apucarana, sindicatos rurais mobilizam os produtores para o recebimento dos seguros.

Na região de Capão Bonito, interior de São Paulo, a escassez de chuvas também preocupa os agricultores. “Aqui tem acontecido chuvas com pouco volume, menos do que nos anos anteriores, mas ainda não houve um impacto muito forte nas lavouras. O problema é que as nascentes estão fracas para o uso de irrigação, quando ela for necessária”, disse o produtor Emílio Kenji Okamura.

No sudoeste paulista, a falta de chuvas causou redução de 23% na área cultivada com o feijão. Quem plantou, enfrentou problema com a estiagem. “Esperava colher 80 sacas (60 kg) por hectare, mas não vou chegar a 40. O feijão começou com bom desenvolvimento, mas faltou chuva na floração e as vagens não encheram como se esperava”, disse o agricultor João Floriano, do município de Itaberá. A colheita está prevista para a primeira quinzena de junho.

No Estado de Mato Grosso, segundo monitoramento da Conab, a falta de chuvas já afeta a safra de milho, mas as lavouras ainda podem se recuperar se houver a regularização do clima. Em Mato Grosso do Sul, no entanto, as perdas já são irreversíveis. Pelo menos 75% das lavouras já apresentam perdas, que ainda podem se tornar mais severas. Nas lavouras do produtor Higino Hernandes, de Rio Verde, a quebra na produção a de 50%. “As plantas que estão no enchimento de grãos e não encontram umidade no solo produzem espigas pequenas, com grãos chochos”, afirmou.

Em Goiás, além das perdas já ocasionadas pela falta de chuvas, o prolongamento da estiagem prejudica a reserva de água para irrigação. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) está orientando os agricultores a estocarem água em tanques e bacias de contenção. “As chuvas têm vindo fortes, mas escassas e a água mais escoa do que infiltra no solo. Temos de aproveitar essa água e fazer o uso racional para irrigação”, disse o gestor de agricultura irrigada, Vitor Hugo Antunes.

 

Estadão Conteúdo/ Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Querência- Vagas de emprego para a FS Bioenergia

    Querência- Vagas de emprego para a FS Bioenergia 2i4665

  • Photo of Santo Antônio de Leverger- Filhos de vereador morrem em acidente de carro na manhã desta quinta (19)

    Santo Antônio de Leverger- Filhos de vereador morrem em acidente de carro na manhã desta quinta (19) 1s4q3d

  • Photo of Miss Querência fica em 2°lugar no  Miss Brasil Mundo Missworld

    Miss Querência fica em 2°lugar no Miss Brasil Mundo Missworld 36h6d

  • Photo of Governo de MT cria força-tarefa para apurar possíveis irregularidades em consignações de servidores

    Governo de MT cria força-tarefa para apurar possíveis irregularidades em consignações de servidores q6s67

  • Photo of Polícia Civil de Querência prende autor de homicídio

    Polícia Civil de Querência prende autor de homicídio 2t3g5t

  • Photo of Polícia Civil cumpre 84 ordens judiciais contra associação criminosa que fraudou concurso de prefeitura de MT

    Polícia Civil cumpre 84 ordens judiciais contra associação criminosa que fraudou concurso de prefeitura de MT 1a402a

  • Photo of RELOJOARIA E ÓTICA OURO E PRATA QUERÊNCIA

    RELOJOARIA E ÓTICA OURO E PRATA QUERÊNCIA 6p3c4m

  • Photo of Avião cai em fazenda de MT e piloto morre preso a destroços

    Avião cai em fazenda de MT e piloto morre preso a destroços 4x5sb

  • Photo of Ford encerra a produção de veículos no Brasil

    Ford encerra a produção de veículos no Brasil z633v

  • Photo of Três faccionados são presos em flagrante pela PM com arma e drogas

    Três faccionados são presos em flagrante pela PM com arma e drogas 70536d

Botão Voltar ao topo
Jak vybrat bezpečnou hračku pro děti: Průvodce první Neuvěřitelně chutná asijská kuchyně:

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios