
Chegou a 20 o número de municípios em Mato Grosso que estão sob decretos de situação de emergência por causa da chuva, segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (21/01/25), pela Defesa Civil Estadual. Outros 11 estão sob monitoramento da Defesa Civil. 6j16j
Registros feitos por moradores e autoridades de cada região mostram que as cidades afetadas estão sofrendo com ruas inundadas, carros atolados, árvores caídas e famílias desabrigadas.
O município de Paranatinga foi um dos mais devastados pelos temporais. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem. Três famílias da região ainda permanecem desabrigadas e estão alocadas em um abrigo temporário montado pela Prefeitura.
As fortes chuvas também causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. As cidades são separadas apenas por uma distância de cerca de 10 km.
Em nota, o Governo do Estado informou que está entregando cestas de alimentos, cobertores, kits de higiene e limpeza, colchões e travesseiros para as famílias necessitadas.
⚠️Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
- Rio Branco
- Salto do Céu
- Paranatinga
- Cuiabá
- Nova Nazaré
- Alto Paraguai
- Luciara
- Chapada dos Guimarães
- Água Boa
- Arenápolis
- Itaúba
- Nova Brasilândia
- Vila Rica
- Confresa
- Rondolândia
- Cocalinho
- Serra Nova Dourada
- Novo Santo Antônio
- Novo São Joaquim
- Porto Alegre do Norte
Veja municípios que estão sendo monitorados: