DestaqueMato GrossoNotíciasPolícia

Brasília: Sejus participa de encontro sobre governança dos Comitês de Políticas Penais no Brasil 4n1l2v

Comitê mato-grossense terá que formular plano estadual de política penal 3d2n35

Gestores das Secretarias de Justiça de estados brasileiros se reuniram, nesta quarta-feira (26/02/25), em Brasília, no encontro sobre governança dos Comitês de Políticas Penais no Brasil. 5242b

O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, debate o fortalecimento dos comitês como instâncias estratégicas de governança, implementação e monitoramento das políticas penais nos Estados e no Distrito Federal, conforme as diretrizes do Plano Nacional Pena Justa.

Em Mato Grosso, o comitê foi criado em dezembro do ano ado, junto com a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), dentro do programa Tolerância Zero, lançado pelo Governo de Mato Grosso, para combater as facções criminosas no Estado.

O encontro serviu para debater como os comitês estaduais poderão construir e implementar as diretrizes do Plano Nacional para o Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Conselho Nacional de Justiça, que reúne medidas para combater e reverter violações de direitos humanos nos presídios brasileiros.

O secretário de Justiça de Mato Grosso, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, reforçou que Mato Grosso já vem trabalhando diversas melhorias estruturais do Sistema Penitenciário, destacando a ampliação em mais de 7,7 mil vagas, o que dobrou a capacidade instalada das unidades prisionais, e o programa Tolerância Zero como uma das estratégias de segurança no enfraquecimento das facções criminosas.

“Avançamos muito na execução da alimentação dos reeducandos, políticas laborais e aumentamos os índices de reeducandos estudando e que chegam ao ensino superior. Em 2024, apenas por cursos profissionalizantes, se qualificaram mais de 3,4 mil reeducandos”, enfatizou Vitor Hugo.

O procurador do Estado, Daniel Gomes, explicou que a tarefa final do comitê será a formação de um plano estadual de política penal e apontou que o encontro foi importante para tomar conhecimento de como os demais Estados do país estão em relação a esse planejamento.

“Há Estados que estão bem mais atrasados na adesão ao plano nacional, que sequer tem comitê, e outros mais avançados. Percebemos que há um espaço normativo e istrativo para que adaptações sejam feitas nessa diretriz nacional para adequações em relação às circunstâncias próprias da istração penitenciária de Mato Grosso. Cada Estado tem seus dilemas próprios que precisam ser contemplados. Então, a participação da Procuradoria Geral do Estado se dá nesse ponto de auxiliar a Sejus e o comitê na construção do plano para melhoria do ambiente prisional do Estado”, comentou.

O encontro em Brasília reuniu especialistas do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, de professores especialistas nas áreas de criminologia e políticas penais e de policiais penais.

Plano Pena Justa

O plano Pena Justa prevê 51 ações e 306 metas, a serem cumpridas e implementadas até 2027, para combater a superlotação, melhorar a infraestrutura, fortalecer a reintegração social e garantir a continuidade das mudanças no sistema prisional brasileiro.

A Matriz de Implementação do Plano Nacional orienta a construção dos planos estaduais e distrital e está distribuída em quatro eixos: controle da entrada e das vagas do sistema prisional; qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura prisional; processos de saída da prisão e reintegração social e políticas de não repetição do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of MT- Ladrão ameaça gerente de banco e é morto por policial ao pegar sacola com R$ 250 mil

    MT- Ladrão ameaça gerente de banco e é morto por policial ao pegar sacola com R$ 250 mil 3334y

  • Photo of FETHAB-Ruralistas questionam lei de Mato Grosso que obriga recolhimento para fundo estadual de transporte e habitação

    FETHAB-Ruralistas questionam lei de Mato Grosso que obriga recolhimento para fundo estadual de transporte e habitação 2b2o11

  • Querência- Projeto da Aprosoja “Da Escola pro Campo” juntamente com o Projeto “Semeia” do Senar-MT 30551g

  • Photo of Vale confirma para maio início das obras da Ferrovia de Integração para MT

    Vale confirma para maio início das obras da Ferrovia de Integração para MT 1e4s3r

  • Photo of Querência- Comandante da 19º CIPM realiza instrução acerca do pleito eleitoral 2020

    Querência- Comandante da 19º CIPM realiza instrução acerca do pleito eleitoral 2020 22y6

  • Photo of Sinop- Homem é sequestrado e morto pelo CV; família recebe vídeo

    Sinop- Homem é sequestrado e morto pelo CV; família recebe vídeo 5h726e

  • Photo of PM DE GENERAL CARNEIRO MT EFETUA PRISÃO DE MAIS UM FORAGIDO DA JUSTIÇA

    PM DE GENERAL CARNEIRO MT EFETUA PRISÃO DE MAIS UM FORAGIDO DA JUSTIÇA 2z105l

  • Photo of Padrasto é preso pela PM em Cuiabá por abuso sexual de enteada de onze anos

    Padrasto é preso pela PM em Cuiabá por abuso sexual de enteada de onze anos 4g3e4k

  • Photo of Acidente de Trânsito deixa vítima Fatal em zona rural de Querência

    Acidente de Trânsito deixa vítima Fatal em zona rural de Querência 1q2g40

  • Photo of MT- Pai e filho morrem afogados no rio Araguaia no final de semana

    MT- Pai e filho morrem afogados no rio Araguaia no final de semana 1k3u4s

Botão Voltar ao topo
Výzva pre ostrý zrak: Nájdite kurča medzi kačkami za Jak se říká v ukrajinštině „dvoriť dievčaťu“: osm barevných variantů

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios