DestaqueExteriorNotícias

Espada de 3.000 anos com insígnia de ‘faraó da Bíblia’ é achada no Egito 67196u

Uma espada de cerca de 3.000 anos com uma gravação da insígnia do faraó Ramsés 2º — o mais poderoso de sua era — foi encontrada no delta do Nilo, a cerca de 48 km de Alexandria, anunciou em setembro o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. 586h5w

Apesar de a Bíblia nunca ter citado nominalmente quem foi o rei egípcio que escravizou os israelitas no Livro do Êxodo e não haver consenso científico até hoje, há uma corrente de pesquisadores que acredita que teria sido no reinado de Ramsés que Moisés liderou a fuga do Egito rumo à terra prometida.

A principal pista está na semelhança entre o nome do faraó e das cidades que os escravos tiveram que construir nesta agem:

Estabeleceu, pois, sobre eles feitores para acabrunhá-los com trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto.Êxodo 1:11

Achado impressiona pelo brilho milênios depois
A espada foi encontrada durante escavação liderada pelo pesquisador Ahmed Saeed Al-Kharadly em um acampamento militar em Tell Al-Abqain, que deveria servir para a proteção dos egípcios, com armazém de armas e estrutura de forte.

Feita em bronze, ela possui o emblema pessoal do faraó ainda visível em seu material, que mantém o brilho após ser limpo dos detritos acumulados tantos anos depois.

O fato de que ela foi encontrada em uma área de trabalho — em vez de dentro de uma tumba — é que torna este achado incomum, na opinião da especialista em egiptologia Elizabeth Frood, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

“Para um objeto possuir as insígnias de Ramsés 2º, isso sugere para mim que ele pertenceu a alguém de um relativo alto escalão. Ser capaz de exibir um objeto assim, mesmo que estivesse presumivelmente em uma bainha, era um sinal de status e prestígio”, opinou ao jornal The Washington Post.

Ou seja, o dono da espada deve ter sido um oficial poderoso do faraó. Mas o complexo, que teria sido construído durante o Novo Império, entre o século 16 e 11 a.C., ainda possuía outros diversos objetos pessoais de soldados, segundo as autoridades.

 

O sítio arqueológico da descoberta é, na verdade, um antigo campo militar que protegia os egípcios de ataques de tribos da Líbia e armazenava armas
Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, disse, em comunicado à imprensa, que o forte Abqain possui imensa importância arqueológica porque seria um dos principais pontos de concentração do Exército egípcio em sua estrada ocidental.

Dali, eles seriam capazes de proteger as fronteiras a noroeste do Egito de ataques de tribos da Líbia, além de estrangeiros que avançassem pelo mar.

A avaliação inicial dos especialistas egípcios é de que diferentes unidades arquitetônicas do forte armazenavam comida para os soldados, já que foram achados silos individuais com vestígios de enormes potes em cerâmicas, além de cartilagens de peixes e ossos de animais.

Fornos de cerâmica cilíndricos também foram achados no local, o que sinaliza que os acampados cozinhavam por ali.

Além da espada, outras armas militares e de caça foram localizadas. O time de pesquisadores encontrou ainda objetos de decoração e higiene pessoal — como bastões de aplicações de kohl, o delineador da época que homens e mulheres usavam para se embelezar e proteger os olhos do sol e de insetos — contas, escaravelhos feitos em ágata vermelha e faiança (cerâmica branca) e amuletos de proteção.

Cada item ajuda a entender melhor o que soldados consideravam essencial para sua vida mesmo durante suas ações militares.

 

Também foram encontrados amuletos de proteção, contas, escaravelhos e aplicadores de kohl em marfim
Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

 

Ainda segundo o jornal americano The Washington Post, o forte guarda ainda o local de um enterro de uma vaca, um símbolo de força, abundância e prosperidade para os antigos egípcios.

O tratamento do túmulo indica que este animal era mesmo visto como uma divindade e não apenas como gado comum. Um dos dois blocos de pedra calcária no espaço possuem hieróglifos com os títulos de Ramsés 2º; o outro cita um empregado chamado Bay.

Um escaravelho em faiança foi decorado com inscrições para o deus egípcio Ámon e uma flor de lótus. Já outro escaravelho traz em sua base o deus dos artesãos e arquitetos Ptá, feito em xisto, além de meio anel de bronze com citação a Ámon Rá. Completam a lista de descobertas dois colares de faiança e uma ágata com a flor romana.

Ramsés 2º foi um dos faraós mais longevos, reinando de 1279 a.C a 1213 a.C., um período em que o Egito Antigo teve enorme poder militar.

Fonte: UOL

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Barra do Garças-Prefeitura vai doar kit’s com cloroquina e ivermectina para pacientes com casos leves da Covid-19

    Barra do Garças-Prefeitura vai doar kit’s com cloroquina e ivermectina para pacientes com casos leves da Covid-19 501a5c

  • Photo of MT- Homem é espancado com 50 chibatadas nas costas

    MT- Homem é espancado com 50 chibatadas nas costas 2m4l3n

  • Photo of Morreram quatro foragidos da Cadeia de Peixoto em confronto com a polícia de Colíder. (Vídeo)

    Morreram quatro foragidos da Cadeia de Peixoto em confronto com a polícia de Colíder. (Vídeo) ah57

  • Photo of Querência- PM prende homens que efetuaram  disparos de arma de fogo em boate no Pingo D’Água

    Querência- PM prende homens que efetuaram disparos de arma de fogo em boate no Pingo D’Água 2i2q3p

  • Previsão do tempo: frio e chuva em boa parte do Brasil nesta quarta 2h544

  • Photo of Milho: oferta aumenta no mercado interno, mas preços ainda são elevados

    Milho: oferta aumenta no mercado interno, mas preços ainda são elevados 61846

  • Photo of CEZARINA GO- 600 KG DE MACONHA APREENDIDA POR POLICIAIS CIVIS E MILITARES

    CEZARINA GO- 600 KG DE MACONHA APREENDIDA POR POLICIAIS CIVIS E MILITARES h5n5x

  • Em algumas regiões do Brasil, o calor se despede e o início da semana será marcado pelo frio, temporais e ventos fortes 5o96i

  • Photo of MT- Forças de Segurança Pública realizam operação para garantir a ordem e a segurança em Poxoréu

    MT- Forças de Segurança Pública realizam operação para garantir a ordem e a segurança em Poxoréu 4b301s

  • Photo of China testa míssil hipersônico capaz de circular a Terra

    China testa míssil hipersônico capaz de circular a Terra 565y5x

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios