DestaqueMato GrossoNotícias

Pesquisadores da UFMT e Instituto Butantan desenvolvem vacina contra a dengue 51r2q

Universidade informou que a pesquisa está em estágio 3 de desenvolvimento, que consiste na busca por confirmar a eficácia e segurança da vacina 16bd

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Instituto Butantan desenvolveram uma vacina contra a dengue. O estudo está na fase final de testes e apresenta resultados positivos. 4x733s

De acordo com a UFMT, dois estudantes de medicina da universidade, Matheus Duarte e Luciano Teixeira Gomes, participam da criação e apresentação da pesquisa.

A idealização e desenvolvimento ficaram a cargo do Instituto Butantan de forma simultânea, por meio do mesmo protocolo da UFMT.

Em Cuiabá, foi criado o centro de pesquisa para a vacina dentro do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), junto com o acompanhamento da UFMT e Instituto Butantan.

A universidade informou que a pesquisa está em estágio 3 de desenvolvimento, que consiste na busca por confirmar a eficácia e segurança da vacina.

Nesta fase, os pesquisadores selecionaram pacientes com dengue e observaram episódios febris ou outros eventos agudos apresentados. A fase seguinte é a de uso amplo e com estudos de controle.

A pesquisa foi desenvolvida por busca ativa de pacientes por mensagens e ligações, além de visitas domiciliares e atividades recreativas, entre outras atividades. Participaram da pesquisa 1.882 participantes, dos quais 88 foram desligados e 142 concluíram o acompanhamento até o fim de novembro de 2021.

Entre os resultados da pesquisa que se destacam estão 266 episódios de febre e nenhum evento adverso relacionado a vacina, entre os 21 casos relatados.

O estudo é um dos vencedores do Prêmio Severino Meirelles, desenvolvido pela UFMT.

Mato Grosso, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que analisa o período entre 2 de janeiro e 2 de abril de 2022, é o 7° estado do país com maior número de casos de dengue, com 14.260 registros.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Projeto de lei que autoriza caça esportiva de animais tramita na ALMT

    Projeto de lei que autoriza caça esportiva de animais tramita na ALMT 356o3l

  • Photo of Previsão do tempo – Em todo Brasil

    Previsão do tempo – Em todo Brasil y5v41

  • Photo of Total de 5 casos positivos COVID-19/Segundo o Boletim Diário de Querência MT

    Total de 5 casos positivos COVID-19/Segundo o Boletim Diário de Querência MT 5w4v55

  • Photo of Inmet emite alerta laranja com risco de alagamento e descarga elétrica em MT

    Inmet emite alerta laranja com risco de alagamento e descarga elétrica em MT m374n

  • Photo of TOLERÂNCIA ZERO: PM encaminhou 900 pessoas para a delegacia e PJC cumpriu mais de 250 ordens judiciais em duas semanas

    TOLERÂNCIA ZERO: PM encaminhou 900 pessoas para a delegacia e PJC cumpriu mais de 250 ordens judiciais em duas semanas 215m3n

  • Photo of Dono de açougue distribui álcool em gel de graça em Jataí: ‘Acho justo dividir’

    Dono de açougue distribui álcool em gel de graça em Jataí: ‘Acho justo dividir’ s6n2p

  • Photo of Enfermeira de MT consegue a guarda provisória do filho de 7 anos depois de ser proibida pela Justiça de morar com ele na pandemia de Covid-19

    Enfermeira de MT consegue a guarda provisória do filho de 7 anos depois de ser proibida pela Justiça de morar com ele na pandemia de Covid-19 6n574o

  • Photo of Brasileira presa na Tailândia: perdão real pode salvá-la de pena de morte

    Brasileira presa na Tailândia: perdão real pode salvá-la de pena de morte 3q1d10

  • Photo of Querência – Mulher busca resposta por morte do marido

    Querência – Mulher busca resposta por morte do marido 6v3l4p

  • Setembro chega com vento, nevoeiro e chuva forte; veja a previsão 6b2r41

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios