DestaqueNotíciasRio Araguaia

MPF instaura processo para proibir venda de lotes em áreas do Rio Araguaia 4g635

Conforme apurado, as ocupações irregulares nas APPs do rio Araguaia tem se mostrado um dos principais problemas ambientais da região 3q6717

Com o intuito de acompanhar ações preventivas voltadas a impedir a instalação e comercialização de loteamentos irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP) no Rio Araguaia, na região de Barra do Garças (MT), o Ministério Público Federal (MPF) instaurou Procedimento istrativo de Acompanhamento. A região compreende os municípios de Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, Luciara, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia e Torixoréu. 641k3f

Conforme apurado, as ocupações irregulares nas APPs do rio Araguaia tem se mostrado um dos principais problemas ambientais da região, inclusive pelo fato de o rio Araguaia ser Federal que está entre os mais importantes do país, sendo o principal rio que drena o cerrado brasileiro. Porém, apesar de sua grandeza, encontra-se ameaçado em razão da expansão de loteamentos irregulares na região. Tal fenômeno apresenta-se de forma mais grave nas proximidades do município de Araguaiana.

Especialistas apontam que a vegetação das APPs desempenha os importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e de controlar a erosão do solo e os consequentes assoreamento e poluição dos cursos d’água.

O quadro identificado tem exigido uma atuação constante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal na identificação e repressão às ocupações. No entanto, a atuação tem se mostrado insuficiente pela contínua expansão de parcelamentos irregulares na região.

Assim, o MPF concluiu que, além de identificar os compradores e as respectivas áreas ocupadas, é necessário principalmente identificar e reprimir a conduta dos vendedores, de modo a evitar novos desmembramentos e a venda de lotes em áreas de preservação permanente. Isso porque, agregado à comercialização de lotes e à formação de um novo loteamento, surgem diversos problemas de ordem ambiental e até social, tendo em vista que as intervenções indevidas terão que ser desfeitas, resultando em demolição dos imóveis construídos irregularmente pelos adquirentes, além de várias ações cíveis e/ou criminais que poderão ser originadas de um único loteamento ou desmembramento.

Dessa forma, desde de 2015, as autoridades que atuam na proteção do meio ambiente têm intensificado fiscalizações na região, de modo a também identificar os responsáveis pelos desmembramentos e comercialização dos lotes.

Diversas são as leis que tratam da proteção das APPs, o que a torna bem rígida, sendo a regra, a intocabilidade, itida excepcionalmente a supressão da vegetação apenas nos casos de utilidade pública ou interesse social legalmente previstos, a ser precedida de procedimento autônomo e prévio para tal fim.

Nesse sentido, o MPF esclarece que, além das medidas adotadas em procedimentos e feitos específicos, verifica-se a necessidade da instauração do procedimento de acompanhamento, a fim de atuar também sob a perspectiva preventiva, em especial em relação aos poderes públicos municipais e os corretores de imóveis que atuam na região, além de se identificar outros fatores que podem ter influência relevante na coibição de novos desmembramentos e vendas de lotes em APPs.

Diante disso, o MPF recomendou aos municípios da região que são banhados pelo Rio Araguaia que se abstenham, imediatamente, de praticar quaisquer ações que possam fomentar, favorecer ou possibilitar a abertura ou manutenção de ocupações ou loteamentos irregulares nas APPs do Rio Araguaia. Devem também os gestores locais adotar medidas istrativas efetivas para proteger as APPs, bem como combater o loteamento e ocupações irregulares em tais áreas.

O MPF recomendou, ainda, ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 19ª Região – Mato Grosso, para que comunique todos os corretores dos municípios da região que são banhados pelo Rio Araguaia que adotem as cautelas necessárias para que identifiquem e se abstenham de anunciar, comercializar ou intermediar negociações de imóveis oriundos de loteamentos/parcelamentos irregulares do solo situados em áreas de preservação permanentes do Rio Araguaia.

O Bom da Notícia.

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Querência – Sorveteria novamente é alvo de roubo à mão armada

    Querência – Sorveteria novamente é alvo de roubo à mão armada 192k15

  • Photo of Querência- Cansada das agressões, mulher denuncia marido

    Querência- Cansada das agressões, mulher denuncia marido 5z5p6p

  • Photo of Querência – Acidente de trânsito deixa uma pessoa ferida na MT-243

    Querência – Acidente de trânsito deixa uma pessoa ferida na MT-243 1i3516

  • Photo of Querência – Jantar com a MasterChef 2021 – Kelyn Kuhn; Vídeo

    Querência – Jantar com a MasterChef 2021 – Kelyn Kuhn; Vídeo 656467

  • Photo of MT- Período da piracema começa em outubro e vai até janeiro

    MT- Período da piracema começa em outubro e vai até janeiro 5nk1j

  • Photo of Deputado quer endurecer punição para invasores de propriedades privadas em MT

    Deputado quer endurecer punição para invasores de propriedades privadas em MT 2z6c4j

  • Photo of Presidente do Sindicato Rural de Querência ,faz convite para o 7º Soja Intécnica

    Presidente do Sindicato Rural de Querência ,faz convite para o 7º Soja Intécnica 1p1b3g

  • Photo of Avó e netas morrem em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT

    Avó e netas morrem em acidente na BR-163 em Nova Mutum-MT 4w950

  • Photo of Abono salarial tem R$ 208,5 milhões que ainda não foram sacados

    Abono salarial tem R$ 208,5 milhões que ainda não foram sacados 5j5s10

  • Photo of Polícia Civil prende segundo envolvido em latrocínio de idoso em Água Boa

    Polícia Civil prende segundo envolvido em latrocínio de idoso em Água Boa 3k34

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios