AgronegócioDestaqueMato Grosso

Soja: chuvas irregulares no começo da safra favorecem ferrugem asiática 2en4y

Produtores rurais devem seguir as orientações técnicas e aplicar o fungicida correto respeitando os prazos indicados 1p111q

As chuvas que castigaram o Cerrado logo no início do plantio da soja no ano ado mudaram a rotina de alguns produtores rurais em Mato Grosso. Enquanto alguns agricultores mantiveram o calendário e plantaram o grão no início do ciclo, outros atrasaram a semeadura, perderam o tempo ideal logo depois do vazio sanitário e plantaram mais para o final da janela que seria o ideal. i1t4

“Esse cenário nos remete para uma situação de soja plantada em vários momentos e isso pode favorecer a pressão de doenças, diferentemente de safras adas, quando nós tínhamos uma semeadura mais homogênea concentrada no início da janela de plantio e, consequentemente, um escape do momento de maior pressão”, explica o engenheiro agrônomo Lúcio Zabor, gerente de fungicidas Brasil em pesquisa e desenvolvimento da Syngenta.

Ao contrário de anos anteriores, quando as safras foram mais regulares, o cenário do último plantio mais distribuído dentro da janela favoreceu uma exposição maior a doenças.

Recomendação

A orientação de especialista em situações como essa é para que os produtores rurais não abram mão de toda tecnologia que tem à disposição, sempre respeitando as recomendações dos consultores e as características dos produtos. O segredo, segundo o engenheiro agrônomo, é não abrir mão de nenhuma aplicação que seria feita numa situação regular, levando-se em conta que o cenário agora é mais delicado.

“Não se pode abrir mão do intervalo entre as aplicações, respeitando sempre o intervalo de 14 dias, principalmente no manejo de doenças, e utilizar os produtos de acordo com as características de cada grupos químicos. Ou seja, produtos que contenham carboxamidas devem ser aplicados preventivamente até 45 dias, e preferencialmente em combinações com outros modos de ação e aí entram os triazóis. A associação entre carboxamidas e triazóis favorece um melhor controle nessa fase”, afirma Lúcio Zabor.

Hora de investir

De acordo com o gerente de fungicidas da Syngenta, alguns produtores, em função das chuvas no início do ciclo, seguram os investimentos. Um erro, segundo ele. É justamente nesse momento que o agricultor não deve abrir mão das tecnologias e muito menos repensar o número de aplicações.

“Num cenário como esse, o produtor deve redobrar as ações que teria em relação a uma situação regular. Tudo que se preconiza numa situação normal, ele deve repetir à risca num panorama onde a soja está sendo plantada um pouco depois. E é fundamental que siga as recomendações de empresas, consultores e agrônomos da sua região produtora”, diz Zabor.

Outra dica é a utilização de fungicidas multissítios, com várias opções no mercado, dependendo da orientação técnica, que também pode indicar outros produtos que vão trazer controle, espectro e a melhor conveniência, dependendo do momento da safra. “E nunca se descuidar das aplicações que vem logo na sequência no período reprodutivo, respeitando os intervalos de 14 dias”, finaliza o engenheiro agrônomo.

Canal Rural

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Mulher que atropelou e matou o ex-marido é indiciada por homicídio qualificado, ela não aceitava o fim do relacionamento

    Mulher que atropelou e matou o ex-marido é indiciada por homicídio qualificado, ela não aceitava o fim do relacionamento 3y1y8

  • Photo of Vila Rica- Polícia Civil prende homem que ameaçava adolescente para receber foto íntimas

    Vila Rica- Polícia Civil prende homem que ameaçava adolescente para receber foto íntimas 593r30

  • Photo of Querência: Homem após levar surra da esposa aciona a Polícia Militar

    Querência: Homem após levar surra da esposa aciona a Polícia Militar 402y5g

  • Photo of Moradores relatam terremoto no litoral de São Paulo; Google envia alerta em Miracatu

    Moradores relatam terremoto no litoral de São Paulo; Google envia alerta em Miracatu 116n4a

  • Mais uma vítima fatal em acidente na estrada do Pingo D’Água 5s3o55

  • Photo of Inmet emite alerta laranja com risco de alagamento e descarga elétrica em MT

    Inmet emite alerta laranja com risco de alagamento e descarga elétrica em MT m374n

  • Photo of PM aprende S10, arma, munições, celular e dinheiro em Querência

    PM aprende S10, arma, munições, celular e dinheiro em Querência 3354c

  • Photo of MT- Nova lei garante ao consumidor pagar conta de luz minutos antes do corte

    MT- Nova lei garante ao consumidor pagar conta de luz minutos antes do corte 5t5z1k

  • Photo of Querência- Populares capturam ladrão de botijão de gás

    Querência- Populares capturam ladrão de botijão de gás 5t5q4g

  • Photo of Querência recebe o Selo Ouro pelo compromisso com a alfabetização

    Querência recebe o Selo Ouro pelo compromisso com a alfabetização 6nr15

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios