DestaqueMato Grosso

​Menina de 4 anos é resgatada em abrigo e devolvida à mãe em MT quase 3 anos após pai ter fugido com ela para PE 24491w

Uma menina de 4 anos foi resgatada e devolvida à mãe, em Juara (MT), dois anos e oito meses após o pai ter fugido com ela para Recife (PE). Jucélia da Silva, de 34 anos, disse que entregou a filha, à época com 2 anos, ao pai antes do final de semana, porque ele alegou que levaria a criança para comprar roupas, no entanto, desde então, ela não teve mais notícias. 5h1857

De acordo com a Defensoria Pública de Mato grosso, a menina foi localizada com o pai em um abrigo para moradores de rua, em Recife, no dia 2 deste mês. Ao dar entrada no local, a Polícia Civil identificou que havia um mandado de busca e apreensão em nome da menina e fez o resgate.

Até a mãe chegar, a menina foi levada para um abrigo para crianças, conforme requisição judicial.

“Foi a maior felicidade do mundo quando a defensora me avisou que ela estava lá em Recife e eu ia poder buscar minha filha. Nem acreditei, apesar de nunca ter perdido a esperança. Ela e a minha outra filha estão com ciúmes uma da outra, me disputando como mãe. Estou feliz e agora é cuidar dela”, declarou à Defensoria.

Segundo a Defensoria, agora a criança está em casa, se readaptando à família. Além da mãe, moram na casa o padrasto e uma irmã, de 6 anos, de outra união. A mãe disse que a filha está magra e agressiva.

Ela afirmou que buscará ajuda médica e psicológica para investigar o que a criança ou durante o tempo em que esteve longe de casa.

Disputa pela guarda 505e5t

 

Jucélia morou por três meses com o pai da criança. Nesse período, ela ficou grávida, mas decidiu se separar, após descobrir que o marido batia na outra filha dela.

À Defensoria Pública, a mulher disse que sempre foi dona de casa e que o ex-marido trabalhava como caminhoneiro. Após o nascimento da filha, os dois disputaram a guarda na Justiça e, por um acordo, em março de 2018, ficou estabelecida a guarda compartilhada.

Conforme o acordo judicial, a mãe ficava com a filha durante a semana e o pai nos finais de semana.

Menina foi encontrada em um abrigo de Recife (PE) — Foto: Defensoria Pública

Menina foi encontrada em um abrigo de Recife (PE) — Foto: Defensoria Pública

152r4n

Desaparecimento 57374p

O desaparecimento da menina foi registrado em Sinop, no norte do estado, em janeiro de 2019, uma semana depois que o pai ‘sumiu’ com a filha. Ele buscou a menina durante a semana, fora do período combinado na Justiça, alegando que compraria roupas para a filha.

A Defensoria informou que, à época, entrou com um pedido de tutela provisória de urgência de busca e apreensão em favor da mãe. No mesmo dia, o juiz da Vara de Sucessões e Família de Sinop, Gleidson Barbosa, determinou que a criança fosse devolvida para a mãe, no entanto, a menina não foi localizada.

A defensora Carolina disse que Jucélia foi até o endereço do ex-marido, ligou para os telefones que tinha dele, mas as ligações iam para a caixa de mensagem. Um mês depois do desaparecimento, uma parente do suspeito contou à Jucélia que o ex dela estava em Rondônia.

Nesse período, a mãe disse que conseguiu falar com a filha, por telefone, com a ajuda da sobrinha do suspeito, sem que ele soubesse. No entanto, esse contato durou pouco. Ele teria se mudado novamente com a criança, época que Jucélia perdeu totalmente o contato com a filha. Posteriormente, ela ficou sabendo que o ex-companheiro tinha ido morar com a mãe dele, que o ajudava financeiramente. Mas, ela teria morrido e ele desapareceu novamente.

152r4n

Busca pela Justiça m1z23

A decisão da busca e apreensão foi para o Juizado da Infância e Juventude. Em fevereiro de 2019, o órgão informou que já havia esgotado os recursos que tinha para localizar o pai da criança, sem cumprir a determinação. Desde então, o processo ou pelo Ministério Público, teve manifestação de dois outros defensores e de três juízes que buscaram a localização suspeito, por meio de dados da Receita Federal e de outras formas, também sem êxito.

No decorrer desse tempo, Jucélia se mudou para Juara, onde mora atualmente, se casou novamente, mas continuou a procura. No dia 25 de agosto, o delegado da Especializada em Crimes Contra Criança e Adolescente de Recife, Geraldo da Costa, encaminhou um e-mail para a Vara de Família de Sinop, informando a localização da criança e pedindo orientações sobre como proceder com ela.

O delegado afirmou que havia sido procurado pela gestora do abrigo para moradores de rua, Casa de agem Diagnóstico, que informava que o suspeito estava no local, com uma criança e que essa criança era procurada pela mãe há cerca de três anos. Ele recebeu o mandado e foi orientado a encaminhar a criança para um abrigo infantil.

O processo, requerido pela defensora em maio deste ano, foi remetido para a comarca de Juara no mesmo dia da comunicação do delegado.

Naquele dia, a defensora entrou em contato com a delegada de Recife para ter detalhes sobre a situação da criança e, logo depois, comunicou a mãe para ir buscá-la.

G1-MT

DEIXAR UM COMENTÁRIO 613ds

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Verifique também
Fechar
  • Photo of Homem que matou comparsa em SP  se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Querência

    Homem que matou comparsa em SP se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Querência 6i421

  • Photo of MT- Mulher é espancada e sofre queimaduras ao ser arrastada pelo asfalto após recusar sexo com o marido

    MT- Mulher é espancada e sofre queimaduras ao ser arrastada pelo asfalto após recusar sexo com o marido v5g66

  • Photo of Câmeras flagram meteoro no céu de Cuiabá e outra cidade de MT durante a madrugada; vídeo

    Câmeras flagram meteoro no céu de Cuiabá e outra cidade de MT durante a madrugada; vídeo 225u1t

  • Photo of Vídeo: grupos pró e contra causa palestina brigam em Brasília

    Vídeo: grupos pró e contra causa palestina brigam em Brasília 6y311b

  • Photo of O SUPER HERÓI DA VÔ PEDRO CELULARES DESTRÓI O SUPER VILÃO DOS PREÇOS ALTOS

    O SUPER HERÓI DA VÔ PEDRO CELULARES DESTRÓI O SUPER VILÃO DOS PREÇOS ALTOS 421x1m

  • Photo of MT- Ex vê mulher com atual namorado em carro, começa a persegui-los, causa acidente e os dois morrem, diz polícia

    MT- Ex vê mulher com atual namorado em carro, começa a persegui-los, causa acidente e os dois morrem, diz polícia 244n3k

  • Photo of Homem zanga com som alto e mata vizinho com 5 tiros, em Cuiabá

    Homem zanga com som alto e mata vizinho com 5 tiros, em Cuiabá 6u421b

  • Photo of CANARANA-MT /Maior apreensão de droga dos últimos tempos na região ;Vídeos e fotos

    CANARANA-MT /Maior apreensão de droga dos últimos tempos na região ;Vídeos e fotos 1y4w1x

  • Photo of Funcionária de empresa terceirizada responderá por furto de aparelhos celulares na Politec em Sinop

    Funcionária de empresa terceirizada responderá por furto de aparelhos celulares na Politec em Sinop 2g1x6t

  • Photo of Querência – Reinauguração e Aniversário de 7 Anos do Salão Top Visual

    Querência – Reinauguração e Aniversário de 7 Anos do Salão Top Visual 325w5x

Botão Voltar ao topo
Jak vybrat bezpečnou hračku pro děti: Průvodce první Neuvěřitelně chutná asijská kuchyně:

Adblock detectado 3c2p17

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios